SAÚDE A partir desta segunda-feira (15), idosos com mais de 85 anos e trabalhadores da saúde poderão se vacinar na Praça da Saúde

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Saúde, disponibilizou um sistema drive-thru para a vacinação contra a Covid-19 no espaço ao lado da FATEC - rua Nelson Rodrigues, s/n - Centro. O serviço estará disponível a partir de segunda-feira, 22 de fevereiro, e é voltado a profissionais de saúde e idosos com idade acima de 85 anos; o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h.

Quem já tomou a primeira dose do imunizante, deve comparecer ao posto drive-thru com a carteirinha da vacina contra a Covid-19 para receber a segunda dose.

Para ser vacinado, é necessário apresentar os seguintes documentos:

Idosos acima de 85 anos: documento original com foto e comprovante de residência:
Os familiares que desejarem que os idosos sejam atendidos em casa, podem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e agendar a visita domiciliar das equipes de saúde da Prefeitura.

Trabalhadores da saúde: documento original com foto, comprovante de residência e comprovação de vínculo de trabalho (CTPS, holerite, crachá, contrato de trabalho, declaração do empregador ou qualquer outro documento que comprove o vínculo);

Quais são os trabalhadores da saúde que podem tomar a vacina? médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, trabalhadores da higiene, recepcionistas, operadores de caixa, ou seja, todos aqueles que trabalham em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância de saúde, como hospitais, clínicas (incluindo veterinárias), consultórios, laboratórios, farmácias, entre outros.

Profissionais de saúde autônomos: para os profissionais de saúde autônomos, isto é, trabalhadores da saúde que não tenham nenhum tipo de vínculo empregatício, é necessário levar o documento de registro profissional e comprovante de registro ativo no conselho de classe (como certidão de quitação ou ético-profissional com, no máximo 30 dias de emissão), além de documento original com foto e comprovante de endereço.

Campanha

Desde o dia 21 de janeiro, a campanha de vacinação em Franco da Rocha já resultou na aplicação da primeira dose em 4.874 pessoas e da segunda em 1.595 pessoas. Entre os imunizados estão profissionais de saúde da rede municipal e estadual, trabalhadores da saúde da rede privada e autônomos, além de idosos maiores de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e idosos com idade acima de 85 anos.

É importante ressaltar que a Secretaria da Saúde aguarda o recebimento de novas doses para ampliar e organizar as próximas etapas da campanha de vacinação no município.