CULTURA Oficinas culturais serão transmitidas por videoaula durante período de quarentena

Para dar continuidade aos cursos oferecidas nas Oficinas Culturais, a prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, disponibilizará aulas online durante o período de quarentena.

Produzido pelos arte-educadores da prefeitura, o conteúdo de cada oficina estará disponível semanalmente para toda a população. O acesso às aulas é livre e gratuito e pode ser feito pelo celular ou computador, basta procurar pelo canal da Secretaria da Cultura no Youtube. Acesse o link: http://abre.ai/oficinasculturaisemcasa.

A iniciativa foi adotada como alternativa para não comprometer as atividades oferecidas no Centro Cultural Newton Gomes de Sá. São mais de 30 opções nas áreas de arte, música, dança, teatro e fotografia, disponíveis para serem acompanhadas a qualquer momento, em casa, respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

Confira o cronograma das aulas:

- Leitura Musical (Viola Caipira)
- Cinema
- Fotografia

- Reciclart
- Xilogravura e Estamparia
- Desenho Experimental
- Teatro
- Hip-hop

- Desenho de Observação
- Percussão
- Teatro Especial
- Grafite
- Estamparia
- Coro Cênico Percussivo
- Canto Coral
- Circo

- Bordando Memórias
- Pintura
- MC - Arte das Palavras
- Ateliê Cênico Musical
- Dança para idosos e adultos
- Palhaço

- Violão Popular
- Produção Musical e Composição
- Yoga
- Franco Memória
- Street Dance
- Técnicas de Desenho (Grafismo)
- Viola Caipira e Violão
- Musicalização (Teclado)
- Teatro

- Arte Pulsante
- Dança Contemporânea
- Papietagem e Pintura em Tecido
- Circo

Cuidando da saúde mental

A prática de atividades variadas, inclusive artísticas, manuais e musicais, no período de quarentena torna-se muito importantes para a saúde mental. Além de afastar quadros de ansiedade e estresse, as aulas de arte proporcionam também o relaxamento mental e corporal, além estimularem a criatividade.

Nesse momento atípico em que as pessoas estão em casa, as aulas online podem ser o pontapé inicial para começar um novo ofício ou dar continuidade a um cronograma de atividades que ajudam a ocupar o tempo ocioso, criando uma rotina de aprendizado e equilíbrio mental.