Página Inicial Notícia

CULTURA 12/01/2021 Oficina "Cores da roda, minha identidade preta", com professor Edmar Almeida, terá transmissão online

Oficina

Na próxima quarta-feira (13), às 20h, a Associação Cultural do Véio Griô, vai apresentar a oficina “Cores da roda, minha identidade preta”, com Edmar Almeida. O trabalho será transmitido ao vivo na página do Facebook e no canal do Youtube da associação.

A oficina é parte do projeto “A cultura está nos morros”, idealizado e executado pela Associação Cultural do Véio Griô, que há mais de dez anos desenvolve atividades culturais gratuitas, shows de artistas locais da Bacia do Juquery e de outras regiões de São Paulo com apoio da Lei Aldir Blanc, executada pela Secretaria da Cultura de Franco da Rocha e Governo Federal.

Durante a apresentação, o público conhecerá as cores, relações e identidades usadas nos cordões da capoeira, que mistura dança com movimentos e cores, acompanhada de sons rítmicos de berimbau e atabaques. Além disso, haverá demonstrações de técnica de decalque de cores com giz de cera sobre uma uma superfície preta entintada em nanquim, reafirmando e aparecendo sobre o papel preto, as matizes que representarão a resistência cultural e periférica da capoeira.

Edmar Almeida

Graduado em Artes e pós-graduado em processos artísticos, Edmar é arte-educador desde 2012, e foi mentor do projeto Juquery Gráfico das Oficinas Culturais, entre os anos de 2019 e 2020 no Complexo Hospitalar Juquery. É artista, pesquisador e performer e relaciona o corpo e as texturas da matéria em trânsito no mundo.

Participou de cinco importantes residências artísticas no Brasil e de duas exposições individuais. Em 2019, integrou o projeto “Organicidades”, via ProAC Municípios, em Franco da Rocha, entre outros projetos contemplados pela Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo.

Em 2020, participou como artista convidado do 3º Festival Soy Loco Por Ti Juquery e do 2º Seminário Cultura e Saúde do Museu de Arte Osório Cesar, em parceria com o Living Museum, da Suiça.

Texto: Luana Nascimento - Arte: Associação Cultural do Véio Griô