EDUCAÇÃO 22/02/2021 Prefeitura de Franco da Rocha se prepara para a volta às aulas presenciais na rede municipal

A prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Educação, se prepara para o retorno das aulas presenciais da rede municipal no dia 1º de março. Com isso, serão realizadas mudanças na rotina escolar em razão da necessidade de manter o distanciamento social e evitar contaminações pela Covid-19.

Até o final do mês de fevereiro, serão mantidas atividades escolares de forma remota para que, de forma gradativa, as escolas retomem o vínculo com os alunos e suas famílias, além de apresentar a nova organização da unidade, como horários, transporte escolar, merenda, distribuição e uso do material escolar, entre outros.

Retorno com sistema de revezamento

Os profissionais das escolas, exceto professores e os AEs (Auxiliar de Educação), já retornaram presencialmente desde o dia 3 de fevereiro, e estão se adaptando aos protocolos sanitários e às novas ferramentas de trabalho que possibilitarão tanto as aulas presenciais como as remotas. Para os alunos, o retorno será feito de forma escalonada, garantindo que todas as crianças matriculadas na rede possam frequentar aulas presenciais, no mínimo, oito vezes ao mês, seguindo os limites estabelecidos pelo Plano São Paulo e as recomendações das autoridades de saúde pública. Nos demais dias, os alunos deverão participar de atividades remotas.

Principais cuidados

Todas as 51 escolas da rede municipal foram equipadas com termômetros, dispenser com álcool em gel, água e sabão para garantir a higienização frequente das mãos, máscaras para os alunos, máscaras e faceshield para os funcionários. As salas de aula serão organizadas com distanciamento adequado entre as mesas dos alunos e do professor e sinalização de distanciamento nos banheiros e pátio.

Profissionais testados contra a Covid-19

Além disso, para que a retomada aconteça de forma segura, na segunda-feira (15), a Secretaria da Educação deu início à testagem dos profissionais que retornarão às escolas, inclusive dos que já foram testados no ano passado. A ação acontece até o dia 24 de fevereiro no prédio da Secretaria da Educação, mediante agendamento, com indicação do dia e horário. Esse processo é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores e das crianças.

Presença facultativa

Cada escola está definindo sua rotina de atendimento de acordo com o seu plano de trabalho e com as características de sua comunidade escolar. Desta forma, as famílias poderão decidir se os estudantes retornarão ou não às aulas presenciais. Contudo, é importante salientar que não frequentar as aulas sempre será um prejuízo à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos, mas essa decisão deve ser tomada de modo a evitar e reduzir danos, levando sempre em consideração a opinião do profissional de saúde responsável.

Os familiares do estudante que optar pelo ensino remoto, devem se comprometer a realizar todas as atividades aplicadas pelos professores para garantir que a criança siga o plano de trabalho da unidade escolar e acompanhe o ano junto à sua turma.

Alunos sem acesso à internet

Os alunos sem acesso à internet poderão frequentar as aulas todos os dias, bem como as turmas de reforço, que terão início em março. Para isso, a família deverá procurar a direção da escola para organizar a rotina da criança.

Procedimento em caso de sintomas

Caso apresentem algum sintoma de gripe ou resfriado que possa ser confundido com a Covid-19, o profissional da escola ou aluno deve ser isolado imediatamente em um espaço destinado para isso e a escola notificará o caso suspeito à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Vale ressaltar que durante o período de afastamento, não haverá prejuízo ao profissional ou aluno, mas é necessário apresentar o registro do atendimento e da recomendação do médico.

Todas as diretrizes para o retorno das atividades estão disponíveis no Manual de Volta às Aulas, disponível para download no item ANEXOS, localizado na aba lateral esquerda desta página.

Texto: Luana Nascimento - Arte: Dalmir Junior

Arquivos Anexos Clique na seta para download