SEGURANÇA PÚBLICA 05/07/2021 Novos agentes da GCM recebem treinamento para Conduta de Patrulha em Local de Alto Risco

Novos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Franco da Rocha receberam nesta sexta-feira (2), treinamento para Conduta de Patrulha em Local de Alto Risco. O primeiro módulo do curso, com duração de 24 horas, aconteceu no antigo Centro de Tratamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), na região da Quarta Colônia, e contou com a participação de 20 alunos.

Confira as imagens do treinamento

O exercício faz parte do curso preparatório para ingresso na corporação, que terá carga horária de 740 horas, com previsão de formatura no mês de agosto.

Ministrado pelo comandante da GCM, Elias Domingos, e pelo Secretário Municipal de Segurança Pública, Dorival José da Silva, o módulo tem como objetivo principal preparar a turma para situações de confronto, progressão em área de risco, autocontrole, trabalho em equipe e agilidade.

Segundo Elias Domingos, a atividade busca criar situações de intenso estresse, em que os alunos tenham que localizar e render um suposto agressor, com emprego de inteligência tática para se protegerem e empunharem corretamente o armamento.

Ainda de acordo com o comandante, as próximas etapas do curso preparatório incluem treinamento tático de técnicas de combate em ambiente fechado (CQB), controle de distúrbio civil, procedimentos operacionais, tiro defensivo e, por último, em torno de 120 horas de estágio supervisionado, onde os novos agentes participarão de operações nas ruas para se adaptarem, conhecerem o município e colocarem em prática a conduta ministrada durante a fase preparatória.

"Temos uma turma muito boa, focada e empenhada. Acredito que, junto aos agentes que já estão conosco na corporação, formaremos um bom time. O município e a Guarda Civil Municipal precisam desse empenho e dedicação", avalia o comandante.

A previsão da Secretaria de Segurança Pública é que o novo time de agentes esteja atuando nas ruas no mês de agosto.

Texto: Luana Nascimento - Foto: Orlando Junior