INFRAESTRUTURA 15/07/2021 Franco da Rocha receberá investimento de R$ 120 milhões do Governo do Estado para obras de combate às enchentes

O Prefeito de Franco da Rocha, Dr. Nivaldo Santos, recebeu nesta quarta-feira (14), o vice-governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, para anunciar investimentos de R$ 120 milhões do Governo do Estado de São Paulo em obras de combate a enchentes.

Veja fotos do evento.

Serão construídos dois novos piscinões no Ribeirão Eusébio, que corta o centro e chega a diversos bairros da cidade: o EU-08, na região da Vila dos Comerciários, que terá capacidade para mais de 200 milhões de litros de água e o EU-09, que começa na estação Baltazar Fidélis e chega até o centro, cuja capacidade chegará a 90 milhões de litros d’água.

Em sua fala, Dr. Nivaldo disse estar emocionado por Franco da Rocha receber investimentos dessa magnitude. "Desde 2013, planejamos essa grande obra, que representa um passo muito grande para que o município deixe de sofrer com o problema histórico das enchentes. Com isso, podemos planejar a cidade não só para quatro anos, mas para os próximos 20, 30 anos, para que nossos filhos e netos tenham muito mais qualidade de vida", frisou o prefeito.

Os projetos contam com a construção de parques lineares no entorno dos reservatórios, oferecendo opção de lazer para milhares de famílias franco-rochenses. Além disso, serão executadas obras de desassoreamento do canal do Ribeirão Eusébio, construção de pôlderes na outra margem do Rio Juquery, construção de canal em aduelas fechadas, galerias na rua Dr. Hamilton Prado e o desassoreamento do Rio Juquery, desde a represa até a Vila Ramos, com recursos oriundos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídrico).

O vice-governador celebrou a parceria com o município. “Essa articulação com os municípios da região já ocorre há muitos anos. É uma alegria participar dessas conquistas para Franco da Rocha. Estamos celebrando hoje não só as obras de infraestrutura e drenagem, mas sim obras que vão melhorar e muito a vida da população aqui da Região Metropolitana de São Paulo”, disse Garcia.

A previsão é que o início das obras aconteça ainda neste ano, com prazo de execução de até 24 meses.

Garcia também fez a entrega simbólica do voucher do Vale Gás, programa de transferência de renda que vai pagar R$ 300 em três parcelas de R$ 100 para a compra de botijões de gás de cozinha; cerca de 2.300 família de Franco da Rocha serão beneficiadas. Além disso, foi anunciado o programa Alimento Solidário, que vai libera vouchers de cestas básicas, totalizando 3 mil unidades.

Na cerimônia de anúncio das obras, também estiveram presentes o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; o Secretário de Desenvolvimento Regional; Marco Vinholi; os deputados federais Mario Murici, André do Prado e Marcos Zerbini; os prefeitos de Caieiras e Francisco Morato, Gilmar Lagoinha e Renata Sene, o ex-prefeito de Franco da Rocha, Kiko Celeguim, além dos vereadores do município.

Texto: Luana Nascimento - Foto: Orlando Junior