Página Inicial Notícia

SEGURANÇA PÚBLICA 06/08/2021 Reta final: novos agentes da GCM concluem curso de formação com treinamento de disparo

Reta final: novos agentes da GCM concluem curso de formação com treinamento de disparo

Com os dias contados para o fim do curso de formação, a nova turma de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Franco da Rocha realizou nesta quinta-feira (5), a última etapa de preparação: o treinamento e avaliação de disparos no 26º Batalhão da Polícia Militar, localizado no Parque Estadual do Juquery.

Os 20 novos agentes estão em curso desde o mês de maio e, com aulas práticas e teóricas, já realizaram diversas atividades que compõem a grade de capacitação. Com carga horária de 740 horas, o curso aborda as funções e atribuições das guardas municipais ministradas por agentes especialistas que integram a GCM do município.

O instrutor de tiro responsável pela última disciplina, GCM Gonçalves, explicou que os aspirantes passam por um treinamento prático e teórico de 80 horas com armas de repetição e 100 horas com armas automáticas. Na avaliação, os próximos guardas civis, se aprovados, iniciam o processo de pedido do porte de armas junto à Polícia Federal para estarem aptos para ir às ruas.

“Esse processo de formação é essencial para uma atuação correta nas ruas. Os alunos chegam aqui sem saber de nada, então, antes que a instituição coloque uma arma na mão deles para protegerem a própria vida e a população, eles precisam passar por esse processo de treinamento com uma supervisão rigorosa. Temos ótimos alunos e não tenho dúvidas de que o trabalho dos novos GCMs será um exemplo”, ressalta o instrutor.

São duas sessões de disparos estipulados pela Polícia Federal para o direito da posse de armas: uma no alvo quatro cores com 24 disparos e outra no alvo humanoide com 20 disparos. Os alunos devem atingir, no mínimo, 72 pontos na primeira sessão e 60 pontos na segunda.

O aspirante Renan da Silva, de 32 anos, atingiu no limite a marca mínima para aprovação no alvo quatro cores. Ao concluir a última etapa na margem necessária, não conteve a emoção e caiu em lágrimas.


“É uma preparação densa de três meses e quando chegamos aqui não podemos errar. Nós alunos, temos uma técnica correta e positiva, mas o nervosismo no momento pode atrapalhar, assim como foi comigo. Mas tudo deu certo, isso graças a Deus e aos instrutores qualificados que nós temos”, disse Renan, o mais novo GCM da corporação.

Outra aspirante que também teve êxito nessa última fase, foi Luciana Mendes, de 35 anos. Mendes, nome que levará para a farda, disse que essa foi a segunda tentativa de entrar na GCM e apontou sua força de vontade como principal propulsora para a conquista.

“Eu trabalhava como operadora caixa e logo depois meu expediente, pegava um colchonete e já preparava meu físico antes mesmo da aprovação da prova escrita. Eu acreditei no meu sonho e por isso estou preparada para servir e proteger a população de Franco da Rocha” disse a GCM Mendes.

Após a conclusão dessa última etapa e a formatura, os novos agentes estarão nas ruas ainda neste mês de agosto, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

Texto: Jorge Henrique Ramos - Foto: César Iury