Página Inicial Notícia

SAÚDE 06/09/2021 Programa “Mulheres de Peito” realiza exames gratuitos de mamografia em Franco da Rocha

Programa “Mulheres de Peito” realiza exames gratuitos de mamografia em Franco da Rocha

A mamografia é um exame rápido e simples e pode salvar a vida de muitas mulheres. Por isso, a Carreta da Mamografia do programa “Mulheres de Peito”, uma parceria entre o governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Franco da Rocha, estaciona no parque municipal para oferecer exames gratuitos de mamografia para as franco-rochenses.

O serviço estará disponível de 21 de setembro a 2 de outubro no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais atendendo mulheres com idade entre 35 e 49 anos. As interessadas devem apresentar RG, cartão SUS e encaminhamento médico com a solicitação do exame. Quem não tiver encaminhamento, pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa e solicitar o documento para fazer o exame; mulheres com 50 anos ou mais não precisam de encaminhamento.

Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12. Para os atendimentos são distribuídas 50 senhas por dia, de segunda a sexta. Já aos sábados são 25 senhas, das 8h às 12 horas.

Para contribuir com a agilidade e qualidade do diagnóstico, além do mamógrafo, cada carreta possui conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Há equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.

Mamografia

A mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raio-x chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. O exame clínico das mamas identifica alterações suspeitas, mas, a confirmação de câncer é feita em laboratório, pelo exame histopatológico, que analisa uma pequena parte retirada da lesão (biópsia).

Texto: Luana Nascimento - Arte: Dalmir Junior