MEIO AMBIENTE 09/09/2021 Depois das cinzas: conheça os brigadistas da prefeitura que combateram o trágico incêndio no Parque Estadual Juquery

Eram 9h da manhã do dia 22 de agosto quando vídeos de um balão caindo no Parque Estadual Juquery começaram a tomar as redes sociais. O sol forte, a temperatura beirando os 30 graus e o ar seco, somados à mata seca do último remanescente de cerrado na região metropolitana de São Paulo, formavam a bomba que teve o pavio aceso pela irresponsabilidade.

Em questão de poucas horas, as chamas ganharam força e a comoção foi instantânea. Voluntários, equipes de segurança municipais e estaduais, entre vários outros brigadistas foram em direção ao Juquery para combater um dos maiores incêndios da história do parque.

Pela Prefeitura de Franco da Rocha, tomaram a frente do combate ao incêndio a Secretaria de Segurança Pública por meio da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, além da Diretoria de Aprovação de Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura. Todos, sem exceção, passaram três dias no parque em uma luta incansável contra o fogo. Veja fotos do combate ao fogo.

Adélson de Oliveira, de 43 anos, há mais de 13 compõe a GCM de Franco da Rocha. No domingo, 22 , estava à caminho de Embu das Artes com a família quando recebeu a ligação de convocação para enfrentar o incêndio. Sua filha, Isabela, de 13, estava ansiosa para o passeio, porém, entendeu o chamado do pai e deu o apoio a ele.

“Minha filha falou que Embu sempre estaria lá para quando quiséssemos ir, já nossa cidade e meus amigos precisavam da minha ajuda naquele momento. Isso encheu meu coração e a disposição só triplicou. O Juquery é o quintal de toda a população de Franco da Rocha e para que esse quintal se mantivesse para as próximas gerações, nossa colaboração foi fundamental, então não perdi tempo”, disse o GCM.

Adélson foi para a linha de frente com mais de uma década de experiência. Contudo, os alunos da nova turma da corporação estão em reta final de formação para servir a população nas próximas semanas. E logo de cara, em uma das primeiras ocorrências já estavam diante de um grande desafio.

Robson da Silva, de 31 anos, é um dos alunos que viu o início do incêndio da janela de casa e, em seguida, recebeu a ligação do comandante da GCM, Elias Domingos, com a convocação para ajudar. Robson disse que, mesmo depois de tanta luta e algumas contenções, a alegria durava pouco em meio ao incêndio.

“A comemoração e a frustração estavam lado a lado, pois quando conseguíamos apagar uma região do parque, em outro local o fogo retornava. Então quando apagávamos um foco, tínhamos que ter cautela e atenção em outras áreas. Quando finalmente conseguimos apagar, a sensação de dever cumprido era inexplicável”, descreveu.

Robson ainda falou que a presença de brigadistas experientes na equipe foi essencial para que o trabalho fosse realizado em segurança. E quem também reforçou essa afirmação foi o Diretor da Defesa Civil de Franco da Rocha e ex-subtenente do Corpo de Bombeiro, Francisco Querioz, ao lembrar de um dos momentos de tensão da equipe.

“Tínhamos que ter cuidado a todo o momento, até mesmo na hora que o helicóptero águia chegava para jogar água. Como um litro de água se transforma em 1.700 litros de vapor quando eles jogavam o bolsão de água, tínhamos que nos deitar para o vapor não nos queimar. Era um ajudando o outro e isso salvou não só o parque, mas também salvou a nós mesmos”, comentou Queiroz.

Após três dias de incêndio, 53% do parque estadual foi consumido pelas chamas. Os trabalhos continuaram com a limpeza de todas as áreas atingidas e o resgate de animais silvestres. A gestora do Núcleo de Meio Ambiente, Bárbara Omena, comentou que o mais marcante durante os dias de combate ao fogo foi a comoção da população. Veja fotos aéreas da área consumida pelo fogo.

“Foi triste ver o quanto o fogo devastou nosso parque, mas conseguimos passar por tudo isso com grande esforço. E o mais marcante nessa trajetória, foi a comoção do povo que mostrou a consciência ambiental que está sendo desenvolvida nas pessoas. Para que o desenvolvimento sustentável do parque aconteça de maneira plena é muito importante essa consciência”, pontuou a gestora.

Conheça o nome de todos os brigadistas que com postura, comprometimento e bravura combateram o maior incêndio da história do Parque Estadual do Juquery. Vale ressaltar que muitos outros profissionais também foram voluntários nessa luta, direta ou indiretamente.

Equipe da Defesa Civil:
Francisco Antônio de Queiroz