Página Inicial Notícia

CULTURA 09/09/2021 Seminário Cultura e Saúde apresenta palestras sobre a arte no Juquery e os desafios dos museus em meio à pandemia

Seminário Cultura e Saúde apresenta palestras sobre a arte no Juquery e os desafios dos museus em meio à pandemia

A programação de 2021 do Festival Soy Loco Por Ti Juquery traz de volta o "Seminário Arte e Cultura". O evento acontece em formato virtual e presencial e reúne palestras com curadores, arte-educadores e especialistas de grandes museus brasileiros para debater temas relacionados à abertura da arte no Juquery, arte e saúde, processos museológicos e curatoriais, além dos desafios dos museus em meio à pandemia da Covid-19.

O seminário chega a sua terceira edição e neste ano a mediação das conversas será feita pela equipe do Museu de Arte Osório Cesar (MAOC), reinaugurado no ano passado. Na condução das palestras estará a museóloga doutoranda pela UFRJ, que realiza pesquisa do acervo do MAOC em sua tese de doutorado, Michelle Louise Guimarães; o técnico em museologia do MAOC e historiador da arte pela Unifesp e pesquisador do processo de abertura do Museu Osório Cesar; a psicóloga e apoiadora institucional em saúde mental Cristiana de Fátima Corrêa e o artista e professor de artes na rede municipal de Franco da Rocha Fabio Dasher.

A transmissão ao vivo dos encontros acontecerá nas redes sociais da Prefeitura. Acesse: facebook.com/prefeituradefranco | youtube.com/prefdefranco

Confira a programação completa:

- Dia 15 de setembro, às 19h - abertura online do seminário com um bate-papo com o prefeito Dr. Nivaldo Santos, a vice Lorena Oliveira, a secretária da Educação e Cultura Renata Celeguim e a secretária da Saúde Thais Marques

Palestra online “As reaberturas da arte no Juquery: de Osório Cesar aos desafios de um museu na pandemia” | das 20h às 21h
Palestra com Heloisa Ferraz, arte-educadora e professora aposentada da ECA USP que desenvolveu uma tese de doutorado sobre a Escola Livre de Artes Plásticas do Juquery e o trabalho pioneiro de Osório Cesar, com orientação da professora Ana Mae Barbosa, resultando na criação do Museu Osório Cesar, em 1985.
Mediação: Michelle Louise Guimarães, museóloga do MAOC e doutoranda pela UFRJ que pesquisa o acervo do MAOC em sua tese de doutorado.

- Dia 16 de setembro
Palestra online “Processos museológicos e curatoriais de museus entre a arte e a saúde" | das 14h às 15h30
Palestra com Priscilla Moret, museóloga do Museu de Imagens do Inconsciente e mestre em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO, Diana Kolker, arte-educadora e curadora pedagógica do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, Elielton Ribeiro, técnico em museologia do MAOC e historiador da arte pela Unifesp que pesquisa o processo de abertura do MAOC.
Mediação: Michelle Louise Guimarães, museóloga do MAOC e doutoranda pela UFRJ que pesquisa o acervo do MAOC em sua tese de doutorado.

Palestra online “As ações artísticas e educativas na formação de museus” | das 16h30 às 18h
Palestra com Helena Barbosa Fenerich, orientadora artística do Atelier de Arte do Museu Osório Cesar, Bárbara Neubarth, psicóloga e doutora em educação pela UFRGS que fundou e coordenou a Oficina da Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre, Gustavo Couto de Oliveira, diretor do Núcleo de Acervo, Memória e Cultura do Complexo Hospitalar do Juquery.
Mediação: Elielton Ribeiro, técnico em museologia do MAOC e historiador da arte pela Unifesp, que pesquisa o processo de abertura do MAOC.

- Dia 17 de setembro
Palestra presencial "Saúde Mental em pauta" | das 14h às 15h30
Local: Secretaria de Saúde da Prefeitura de Franco da Rocha
Com Mirsa Elisabeth Dellosi, psicóloga e precursora na luta antimanicomial e Maria Lucia Laurini, fisioterapeuta e mestre em saúde pública que atuou no Complexo Hospitalar do Juquery.
Mediação: Cristiana de Fátima Corrêa, psicóloga e apoiadora institucional em saúde mental.

Palestra presencial "Artistas do Juquery" | das 16h30 às 18h
Participação de Cristian Cancino, jornalista e diretor do documentário “A Soltura do Louco" sobre o artista Ubirajara Ferreira Braga, Celso Maldos, documentarista que registrou no Juquery o encontro das obras do MAOC por pesquisadores na década de 1980 e Michelle Louise Guimarães, museóloga do MAOC e doutoranda pela UFRJ que pesquisa o acervo do MAOC em sua tese de doutorado.
Mediação: Fábio Dasher, artista e professor de artes na rede municipal de Franco da Rocha.

Texto: Luana Nascimento - Arte: Adaptação de Dalmir Junior