Página Inicial Notícia

SAÚDE 08/10/2021 Franco da Rocha inicia campanha “Uma por todas” para arrecadação de absorventes higiênicos

Franco da Rocha inicia campanha “Uma por todas” para arrecadação de absorventes higiênicos

Jornal, miolo de pão e pedaços de pano são usados de forma improvisada no lugar de absorventes higiênicos para conter a menstruação. Essa é a realidade de uma parcela da população que vive em condições precárias de higiene, sem acesso a itens básicos, falta de informação e de apoio.

Para ajudar a reverter esse quadro, Franco da Rocha lança nesta sexta-feira (8), a campanha “Uma por todas” para arrecadar absorventes higiênicos em combate à pobreza menstrual. A meta é doar às meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade.

As doações podem ser feitas no Paço Municipal, Café Carlito, Sede da Guarda Civil Municipal (GCM) e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município

A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de recursos, estrutura sanitária e até mesmo conhecimento por parte de mulheres e meninas para cuidados que envolvam a própria menstruação. Esse quadro afasta alunas das escolas e eleva os riscos à saúde íntima.

Um relatório produzido em maio pela UNICEF e UNFPA, o Fundo de População das Nações Unidas, aponta dados preocupantes: 713 mil meninas vivem sem banheiro ou chuveiro em casa para realizar a higiene íntima; 1 a cada 4 meninas deixam de ir à escola quando estão menstruadas por falta de acesso à absorventes; os materiais improvisados utilizados durante o período menstrual aumentam o número de infecções vaginais.

Confira o endereço dos pontos de arrecadação:

Paço Municipal - Av. Liberdade, 250 - Centro
Café Carlito - rua Cavalheiro ngelo Sestini, 196 - Vila Artur Sestini
Sede da GCM - rua Nelson Rodrigues, 188 - Centro

Texto: Luana Nascimento - Arte: Dalmir Junior