SAÚDE 08/10/2021 Franco da Rocha inicia campanha “Uma por todas” para arrecadação de absorventes higiênicos

Jornal, miolo de pão e pedaços de pano são usados de forma improvisada no lugar de absorventes higiênicos para conter a menstruação. Essa é a realidade de uma parcela da população que vive em condições precárias de higiene, sem acesso a itens básicos, falta de informação e de apoio.

Para ajudar a reverter esse quadro, Franco da Rocha lança nesta sexta-feira (8), a campanha “Uma por todas” para arrecadar absorventes higiênicos em combate à pobreza menstrual. A meta é doar às meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade.

As doações podem ser feitas no Paço Municipal, Café Carlito, Sede da Guarda Civil Municipal (GCM) e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município

A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de recursos, estrutura sanitária e até mesmo conhecimento por parte de mulheres e meninas para cuidados que envolvam a própria menstruação. Esse quadro afasta alunas das escolas e eleva os riscos à saúde íntima.

Um relatório produzido em maio pela UNICEF e UNFPA, o Fundo de População das Nações Unidas, aponta dados preocupantes: 713 mil meninas vivem sem banheiro ou chuveiro em casa para realizar a higiene íntima; 1 a cada 4 meninas deixam de ir à escola quando estão menstruadas por falta de acesso à absorventes; os materiais improvisados utilizados durante o período menstrual aumentam o número de infecções vaginais.

Confira o endereço dos pontos de arrecadação:

Paço Municipal - Av. Liberdade, 250 - Centro
Café Carlito - rua Cavalheiro ngelo Sestini, 196 - Vila Artur Sestini