Página Inicial Notícia

CULTURA 13/10/2021 Exposição "Isto não é loucura! Somos todos Osório" questiona a relação entre arte e loucura

Exposição

O que é arte e o que é loucura? Os artistas visuais André Raimundo e Mariana Farcetta do Ateliê Caderno de Artista problematizam a questão na exposição "Isto não é loucura! Somos todos Osório", que ocupará a Casa de Cultura Marielle Franco de 16 de outubro a 17 de novembro de 2021, das 13h às 18h. O endereço é rua Dona Amália Sestini, 200-348 - Centro.

Inspirados por duas obras de arte "Isto não é um cachimbo", do artista belga René Magritte e pelo retrato do médico e crítico de arte Osório César, criado pelo modernista Francisco Rebolo, os artistas buscaram questionar os símbolos da arte em uma intervenção que teve início na 4ª edição do Festival Soy Loco Por Ti Juquery.

No projeto de arte postal, os artistas enviaram por correio 100 cópias da obra de René Magritte e um trecho da obra de Francisco Rebolo, retratando Dr. Osório César em 1939. A partir daí, foram feitas intervenções físicas no retrato de Osório respondendo às perguntas "O que você vê no retrato de Osório Cesar?", "O que você gostaria de ver?", "Isto é um retrato?".

Desta forma, a exposição "Isto não é loucura! Somos todos Osório" é uma reunião presencial dos Osórios criados e recriados a partir das releituras, fazendo também uma homenagem ao médico pioneiro na inserção da arte como terapia no Complexo Hospitalar do Juquery, que resultou na criação do Museu de Arte Osório Cesar (MAOC) e que tem o seu nascimento celebrado no dia 17 de novembro, no mês de aniversário de Franco da Rocha.

Além disso, a mostra vai expor bonecos da oficineira Marcia Silveiraque retratam Osório Cesar, Aurora Cursino dos Santos, Istvan Csibak e Djama, com a ideia de criar um cenário que lembre o ateliê de artes da Escola Livre de Artes de Plásticas, onde os pacientes do Juquery produziam diversas atividades artísticas, como desenho, pintura, escultura e modelagens em argila e cerâmica.

Anote na agenda
Exposição "Isto não é loucura! Somos todos Osório"
Data: de 16 de outubro a 17 de novembro de 2021
Horário: das 13h às 18h
Local: rua Dona Amália Sestini, 200-348 - Centro

Texto: Luana Nascimento - Arte: Dalmir Junior