Página Inicial Notícia

NOVEMBRO AZUL 23/11/2021 Centro POP recebe palestra sobre saúde masculina e coleta de exames

Centro POP recebe palestra sobre saúde masculina e coleta de exames

Para levar os serviços de saúde até a população em situação de rua e alertar sobre a importância dos exames preventivos, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) realizou, nesta segunda-feira (22), uma ação do Novembro Azul, mês que lembra a prevenção do câncer de próstata. A palestra aconteceu por meio das Secretarias da Saúde e Assistência Social.

Para receber os moradores, a equipe do Centro POP preparou um café da manhã com bolos e doces, além de decorar as salas com as cores da campanha.

A enfermeira Ana Paula Mascarenhas e a gerente Claudia Barbosa, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Gilson Gabriel Rosa, na Vila São Benedito, realizaram uma palestra com cerca de dez homens para orientá-los quanto à necessidade da detecção precoce do câncer de próstata.


Ana Paula explicou que homens com casos de câncer de próstata na família, devem realizar os exames preventivos a partir dos 40 anos de idade. O exame de sangue de PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, é uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações na próstata.

“Caso o valor de PSA esteja alterado e haja suspeita de câncer, é necessário realizar outros exames de diagnóstico, como toque retal, ressonância magnética e biópsia”, completou a enfermeira.

Coordenadora da equipe de abordagem do Centro Pop, Andreia Lima, destaca que o objetivo da atividade é sensibilizar o público masculino a procurar os equipamentos da rede municipal de saúde para consultas e exames. “A população masculina tem maior resistência a procurar pelos serviços de saúde, por isso, ações como esta, trazem os serviços até eles e, ao mesmo tempo, reforça a necessidade de realizar os exames de rotina. Nós os avisamos que haveria a palestra hoje e eles compareceram em bom número”, salienta.


Além das orientações e coleta do PSA, as enfermeiras da UBS São Benedito realizaram testes rápidos e aplicação da vacina contra a Covid-19 para quem estava com a segunda dose atrasada ou já estivesse apto a receber a dose de reforço.

O resultado dos exames serão disponibilizados ao Centro POP pela equipe de saúde para comunicação dos resultados aos moradores em situação de rua. “Caso seja constatada alguma alteração, nós encaminhamos o morador para consulta com especialista e, se necessário, realização de novos exames”, esclarece Andreia.

Novembro Azul

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada mundialmente e dirigida, especialmente, aos homens. O objetivo do movimento é conscientizar sobre as doenças masculinas, principalmente a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O movimento, que surgiu na Austrália, em 2003, escolheu o mês de novembro para concentrar esforços, visto que o dia 17 desse mês já era considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.


Texto: Luana Nascimento - Foto: Orlando Junior