Página Inicial Notícia

FRANCO 77 ANOS 01/12/2021 Inaugurada a Emeb Denise Silvia Cavalcante Teixeira no Jardim Luiza

Inaugurada a Emeb Denise Silvia Cavalcante Teixeira no Jardim Luiza

Após a entrega de cinco novas escolas municipais em menos de 30 dias, Franco da Rocha chegou a sua sexta e última inauguração neste mês de aniversário de 77 anos. E agora foi a vez do bairro Jardim Luiza ganhar um equipamento educacional novo, com a entrega da Emeb Denise Silvia Cavalcante Teixeira, que ocorreu nesta sexta-feira (26).

A unidade teve sua obra iniciada em 2019, contudo, devido à pandemia do coronavírus, a inauguração foi adiada para o final deste ano. Por outro lado, o tempo extra possibilitou o capricho nos últimos detalhes das novas seis salas que atenderão mais de 230 crianças na faixa etária de 0 a 5 anos de idade, sendo 136 na creche e 100 na pré-escola.

Carregando o nome da unidade escolar, a professora Denise Silvia foi uma franco-rochense estudiosa e batalhadora, que após dedicar sua vida à educação, faleceu em 2019. Denise ingressou no serviço público estadual como inspetora de alunos na antiga Escola Estadual do Jardim União, onde acendeu em seu coração a paixão pela educação, para então cursar Filosofia, Ciências e Letras. Iniciou no magistério como professora de Educação Básica II, na disciplina de Português e tornou-se incentivadora e difusora do aprendizado, levando consigo o dom e o compromisso de estimular os alunos, fomentando sempre a leitura dos clássicos da literatura nacional.

O evento de inauguração da nova escola contou com a presença do Prefeito Dr. Nivaldo Santos e da vice Lorena Oliveira; do deputado Mário Maurici; da secretária da Educação e Cultura, Renata Celeguim; de Mari Deise Cavalcante, irmã da homenageada; da diretora da escola, Lilian Dornelles; do diretor da FATEC de Franco da Rocha, Paulo Kanayama e dos vereadores do município.

Para homenagear a memória de Denise Silvia, foi exibido um vídeo com depoimentos de familiares e amigos saudosos. O artista Zé Pedro cantou a canção "Tocando em Frente", de Almir Sater, emocionando a plateia, seguido dos grupos de dança Infinity Move Crew e Cimbaju Cia Crew.


“Esta escola é um sonho realizado, sou professora da rede municipal há 28 anos e nunca vi uma escola tão linda. Eu vi esta unidade ser construída desde o início, e é com imensa felicidade e gratidão que estou aqui hoje representando toda a equipe. Nossa Emeb vai ajudar muito a comunidade, tanto do Jardim Luiza como da Vila dos Comerciários, e eu sinto que cada detalhe do prédio foi feito sob medida para o pleno desenvolvimento das crianças, desde o parquinho até bebedouros e sanitários”, disse Lilian. A diretora finalizou sua fala com a leitura do poema "A escola", do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire.


Celebrando a inauguração, a vice-prefeita Lorena falou sobre a importância da escola para as crianças do bairro e do entorno. "Vão estudar aqui as crianças de 0 a 5 anos e, na história da educação, esta fase nunca recebeu a devida atenção. Fico feliz por aqui, em Franco da Rocha, estarmos mudando esse cenário e garantindo o acesso à educação de qualidade para as crianças nesta etapa inicial de suas vidas, pois será fundamental para o futuro dos nossos pequenos franco-rochenses", declarou Lorena.

Esta é a primeira creche do bairro, sendo peça fundamental para desafogar escolas do entorno como as escolas Profº Claudio Fernando dos Santos, no Parque Paulista, a Teresa Barquetta, no Lago Azul, e a Guido Severino de Sousa, na Vila Bela.

Além das seis salas, a escola também conta com sala multiuso, salas administrativas, copa, cozinha, sanitários e um playground para a diversão da criançada no horário de lazer.

Texto: Jorge Henrique Ramos - Foto: Orlando Junior