Página Inicial Notícia

DESENVOLVIMENTO SOCIAL 15/02/2017 Na Pinacoteca, pacientes do CAPS visitam exposição: “Arte no Brasil”

Na Pinacoteca, pacientes do CAPS visitam exposição: “Arte no Brasil”

A manhã da quarta-feira (15) foi repleta de novas descobertas para os atendidos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), graças ao passeio que fizeram nas salas da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que fica no centro, próximo à estação da Luz.

Essa visita costuma ser realizada mensalmente e o grupo teve a oportunidade de conhecer melhor a exposição Arte no Brasil, que conta com alguns dos principais quadros da cultura Brasileira.

A exposição é composta por cerca de 500 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias de autoria de artistas fundamentais para a história da arte brasileira, do período colonial, como Debret, Taunay, Facchinetti, Almeida Junior, Eliseu Visconti, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Lasar Segall, entre outros.

Os atendidos foram para esse passeio acompanhados pelo enfermeiro Rui Ribeiro, a oficineira Fátima Lupi e a técnica administrativa do CAPS, Jaqueline Rocha.

O clima era de muita descontração, mas também de envolvimento e atenção por parte do grupo, que se atentaram aos detalhes da exposição e souberam mais sobre a história que uma guia da Pinacoteca contava por trás de cada obra e pintor.

“Em uma parte da visita era possível se vestir como uma baiana igual a do quadro e claro que os pacientes do CAPS não deixaram essa oportunidade passar. Foi uma manhã prazerosa e eles adoram este tipo de passeio, pois saem do ambiente do dia a dia para conhecerem novos ares”, conta Jaqueline.

(Texto Paloma Cristina; foto: Equipe CAPS)