OBRAS 13/03/2017 Para combater as enchentes, Piscinão Água Vermelha segue em construção

Para combater as enchentes, Piscinão Água Vermelha segue em construção

Mais uma obra para combater às enchentes em Franco da Rocha está em andamento. A nova intervenção no município acontece no Jardim União, onde o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), em parceria com a prefeitura, realiza a construção de mais um piscinão na cidade.

Nomeado como AV03 (Água Vermelha – nome do rio ao lado do reservatório), o piscinão inline é o primeiro dos quatro que serão construídos na região e tem a capacidade de armazenar 240 mil metros cúbicos. Com essa área, o local conseguirá reduzir em 57% da vazão do pico das cheias.

Ao término dessa obra, previsto para outubro desse ano (o projeto inicial era de 18 meses, mas a obra será tocada com o máximo de rapidez para ser entregue o mais rápido possível), ou seja, antes da volta do período das chuvas.

Sendo assim, situações como as cheias na região da Vila Bazu e do posto Zebrinha deverão “ser bastante amenizadas, já que o piscinão vai conter as águas que vão para aquela região”, conforme explica o gestor de projetos do DAEE, Silvio Luiz Giudice.

Entretanto, é importante ressaltar que essa não será a solução permanente. “Nenhum piscinão é solução definitiva, nenhuma obra é definitiva, a gente precisa sempre pensar daqui há 50 anos. Então, a gente faz a obra hoje para uma situação, mas daqui alguns anos possa ser que necessite outras soluções devido o crescimento da cidade”, explica José Augusto Rocha, engenheiro fiscal da obra na cidade.

Os outros piscinões serão construídos ao longo do Ribeirão Eusébio (dois) e um no Tapera Grande (divisa com Francisco Morato) e estão na fase de elaboração do projeto executivo.

Obras
Até o momento, no local já foi realizada a limpeza do maciço central, a execução do chamado corta rio (que é o canal construído para o deslocamento da água), escavação do fundo de descarga e, na próxima semana, será iniciada a concretagem do fundo da galeria e também o aterro, o que vai formar a estrutura de todo piscinão.

Visita da população
O canteiro de obras do piscinão, recebeu na manhã de segunda-feira (13), a visita de aproximadamente 30 pessoas, entre elas comerciantes da região central, que estiveram ao lado do prefeito Kiko Celeguim e dos vereadores Alex do Posto e Alex Caixa, para conhecer a obra em execução no Jardim União.

Durante a passagem pelo local, os integrantes do DAEE explicaram para os munícipes como vai funcionar o piscinão e também os benefícios que ele vai trazer para a cidade. “Eu achei bacana essa iniciativa, de trazer a gente para acompanhar o desenvolvimento dessa importante obra. Consegui tirar minhas dúvidas e foi bastante proveitoso para mim”, afirmou o comerciante José João Leal da Silva.

O prefeito Kiko também destacou a importância do piscinão para o município. “Nós esperamos que no próximo verão a cidade já tenha uma capacidade maior de absorção das águas da chuva com a entrega dessa nova e importante obra em Franco”, finalizou.

(Texto e foto: Thiago Lins)