Página Inicial Notícia

CICLOPATRULHA 13/03/2017 Parque Municipal ganha reforço na segurança

Parque Municipal ganha reforço na segurança

Para garantir mais segurança aos frequentadores do Parque Benedito Bueno de Morais, no último sábado (11), foram entregues quatro novas bicicletas, para os GCMs (Guarda Civil Municipal) que farão a patrulha e circularão por todo o parque com elas.

As bikes estão equipadas com sirene que podem ser acionadas em caso de algum incidente, farol para utilização noturna e setas, que vão garantir uma melhor sinalização de direção durante o trajeto. Confira as novas bikes

Na cerimônia de entrega, o prefeito Kiko comemorou o aumento da segurança no parque de Franco da Rocha. “Com as bicicletas o trabalho vai ficar mais eficiente. Será melhor para a corporação da GCM que garante ainda mais segurança, pois terá mais agilidade de fazer a ronda nesse complexo de mais de 100 mil metros quadrados. Os usuários vão sentir a presença da guarda não só em uma base fixa, mas circulando por todo o espaço público”.

Kiko também ressaltou a grande aceitação da população com o complexo esportivo. “O parque recebe atualmente cerca de seis mil pessoas por semana, entre jovens, crianças, trabalhadores e tem os mais diversos tipos de uso, desde a prática esportiva, lazer e a opção de diversão num geral. Sabemos o papel fundamental que é garantir a segurança para a população que utiliza desse equipamento, por isso será muito importante essa patrulha”.

O prefeito destacou o fato do parque, ao longo dos seus quase seis meses de uso, não ter tido nenhuma ocorrência grave e relacionou ao bom trabalho da guarda municipal. “Espero que ele continue sendo cuidado e zelado pelo conjunto da sociedade”

Além disso, ele informou que já houve uma autorização da câmara municipal e a prefeitura está trabalhando no projeto para licitar espaços privados na área do parque. “Vamos ter oferta de restaurantes, venda de produtos, para que as pessoas possam ter mais prestação de serviço dentro do parque”, afirmou Kiko.

O Secretário de Governo, Eduardo Bueno, comemorou o aumento da segurança no parque. “Estamos melhorando cada dia mais os serviços que a guarda presta para nossa sociedade. Fico feliz de poder entregar as bicicletas e, muito mais que uma simples bicicleta, entregamos uma ciclopatrulha para nossa cidade”.

Segundo Bueno, inicialmente esse grupamento trabalhará no parque, mas a intenção é que ele cresça cada vez mais, para poder estender não só os usuários do local, mas a cidade toda, onde tem um grande movimento de pessoas, gerando assim uma proximidade maior com a sociedade. “Queremos que seja uma guarda comunitária, companheira da sociedade”, disse.

Treinamento
Antes de assumir o comando das bicicletas, os GCM participaram de um curso de formação de 16h, em Osasco, onde foram orientados como garantir a segurança de forma correta. O GCM Lopes, um dos responsáveis que vai fazer a ciclopatrulha, comentou sobre o que aprendeu. “O curso foi bem importante, onde eles ensinaram a como que deve ser feita uma abordagem com a bike e nos prepararam para o dia a dia na nova função”.

Lopes afirmou ainda que sempre gostou de andar de bicicleta e está feliz com o novo trabalho. “Além de fiscalizar o parque, estou fazendo exercício físico, o que é muito importante”

Durante o dia no parque, os GCMs com as bicletas, orientavam a população e corrigia atos que estavam fora do regulamento do parque, como pessoas caminhando na pista de ciclismo, ou bicicletas no boulevard, garantindo assim a segurança de todos.

Participaram da atividade além do prefeito e do Secretário de Governo, os vereadores Alex Caixa, Alex do Posto, George, Emerson Gêmeos, Pablo Cunha e Josineto.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)