Página Inicial Notícia

CREAS 24/03/2017 Palestra para os adolescentes atendidos pelo CREAS

Palestra para os adolescentes atendidos pelo CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou na tarde de quinta (23), uma palestra com os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na unidade.

O responsável por tocar a conversa com os jovens foi Anderson Cardoso Lima (38), que contou um pouco de sua história, dos medos, perdas, frustrações e tristezas, quando aos 22 anos de idade, numa saída de banco, foi atingido por um tiro e perdeu os movimentos do peito para baixo do seu corpo, mudando sua vida completamente.

Porém, a história é de superação e determinação. Anderson que trabalha numa multinacional, também é esportista e ganhou diversos campeonatos em várias atividades tais como; paraquedismo, mergulho, levantamento de peso, entre outras modalidades.

Durante o encontro o palestrante ressaltou que apesar das dificuldades que cada pessoa pode passar e independente de suas limitações, problemas ou dificuldades, nada é impossível de se realizar quando estabelecemos metas e objetivos na vida.

Dinâmica

Em uma folha de papel, os participantes tiveram que desenhar um quadrado e escrever algo de ruim que aconteceu com eles. Em outra folha, desenharam um círculo e escreveram algo de bom. Na última folha, desenharam um triângulo e escreveram algo impossível para eles realizarem.

Após a dinâmica, Anderson, fez com que eles refletissem sobre cada resposta e o objetivo da atividade foi mostrar que é dentro das nossas cabeças que achamos soluções para os nossos problemas e para as coisas que queremos conquistar.

Elaine Kipp, coordenadora do CREAS de Franco da Rocha, falou sobre a importância de atividades deste tipo no desenvolvimento dos adolescentes. “É sempre importante ter algumas atividades com eles, onde desenvolvem a questão do “eu posso fazer algo”. Trazer pessoas que têm algum tipo de limitação, mas que superam isso, é essencial como referência para os jovens.”

(Texto e foto: Paloma Cristina)