EDUCAÇÃO 07/04/2017 Formação de professoras e auxiliares de educação das creches municipais é realizada

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nos dias 04, 05 e 06 de abril a primeira frente de formação continuada, envolvendo as professoras e auxiliares de educação de todas as creches municipais.

O objetivo dessa formação é discutir com as educadoras linguagens peculiares às idades das crianças que frequentam as creches de uma forma geral, onde professores e auxiliares de educação (AE) refletiram, sobre ações e desenvolvimento da criança.

Na última terça-feira (3), os educadores de berçário ouviram, refletiram e discutiram com a professora Tânia Fulkland Landau o desenvolvimento dos bebês, sob a abordagem de Emmi Pikler (Médica húngara (1902-1984), que desenvolveu uma abordagem para crianças de 0 a 3 anos, com foco no desenvolvimento neuropsicomotor a partir do movimento livre).

Na quarta (5) e quinta-feira (6), foi a vez dos educadores do Maternal I e Maternal II participar de uma oficina teórico/participativa com o grupo Repercutindo Sons, na qual puderam discutir e refletir sobre a importância da linguagem musical na primeira infância.

Já na sexta-feira (7), houve a integração dos 120 novos auxiliares de educação, que foram recebidos pela responsável do departamento pessoal da prefeitura. Na sequência a Diretora de Gestão da Politica Pedagógica, Silmária Pimentel, iniciou o encontro com uma leitura para encantar,

Silmaria falou sobre a importância da literatura infantil e de incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos esses hábitos se formam na primeira infância. “A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa”.

Logo depois, os novos auxiliares de educação participaram da oficina de música que trouxe a todos canções lúdicas e abordagens coletivas, que puderam colaborar na prática dos auxiliares de educação no cotidiano da creche.

(Informações: Equipe Educação - Foto: Ewerton Geniseli)