Página Inicial Notícia

ESPORTE EM FOCO 19/04/2017 De Quadra Azul a Ginásio Carlos Vicente Ferreira “Topre”: espaço esportivo no Jardim Cruzeiro

De Quadra Azul a Ginásio Carlos Vicente Ferreira “Topre”: espaço esportivo no Jardim Cruzeiro

Se você é natural de Franco da Rocha, (ou mora na cidade há pelo menos 10 anos), amante de esportes, em especial o futsal, muito provavelmente já ouviu falar na famosa “Quadra Azul”, no Jardim Cruzeiro.

O espaço, antes uma simples quadra onde amigos se encontravam para jogar bola, se tornou um dos principais espaços esportivos do município, levando o nome de Ginásio Carlos Vicente Ferreira “Topre”, ex-vereador da cidade e morador do bairro. A mudança do patamar foi possível por causa da ampla reforma realizada pela prefeitura e entregue para a população em 18 de junho de 2016.


De quadra modesta a um grande equipamento esportivo

O local agora conta com um ginásio esportivo que tem uma quadra com medidas de 30x20 metros, fechamento nas laterais, cobertura e arquibancada. Além disso, no processo de modernização do equipamento, as instalações elétricas e hidráulicas também foram refeitas.

Além do ginásio, o espaço conta também com uma mudança notável do lado de fora, onde antes era apenas um terreno baldio em que normalmente ocorria acumulo de lixo e mato alto, se tornou uma grande praça, com um playground arborizado, com nove brinquedos para as crianças do bairro e também uma academia ao ar livre.

O espaço leva o nome de Eliseu dos Santos, antigo jogador de futebol franco-rochense.

Espaço movimentado

Após quase um ano de sua inauguração, o complexo esportivo continua sendo utilizado pelo franco-rochense, que visita o local para jogar futsal, ou levar seus filhos para brincar no playground.

Além disso, no ginásio a prefeitura mantém um calendário semanal de atividades voltadas para as crianças que fazem parte das escolinhas de iniciação esportiva. No local, de segunda a sexta, é possível encontrar um grupo pronto para treinar futsal (masculino e feminino), basquete, ginástica rítmica, jazz, handebol, ginástica olímpica baby e ginástica da melhor idade. Por semana, são mais de 300 franco-rochenses atendidos nas modalidades oferecidas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Fora o uso por parte de prefeitura, o espaço também conta com horários ocupados por franco-rochenses que reúnem-se com seus amigos para jogar futsal, como acontecia anteriormente na Quadra Azul, ou seja, pelo menos mil pessoas utilizam o complexo semanalmente, seja no ginásio, na academia ao ar livre ou no playground.

A secretária adjunta de Cultura, Esporte e Lazer, Silmara Ciampone avalia o andamento do trabalho realizado no local. “O espaço aqui é bastante grande e a gente pode trazer bastante modalidades para o bairro, onde antes era voltado basicamente para o futsal. Estamos aos poucos quebrando essas barreiras e transformando o espaço em um local voltado para o lazer”, explicou.

Nos próximos anos, a expectativa é que o ginásio se torne um dos complexos esportivos mais importantes para Franco da Rocha, com a chegada de novas modalidades (atualmente são nove tipos de esportes desenvolvidos no local). “Para o futuro, nós queremos levar mais modalidades para o espaço. A tendência é esse pólo ser um dos maiores da cidade. Ele ainda está em desenvolvimento e tem muito a crescer”, finaliza Silmara.

Espaço aprovado pela população

Com as atividades realizadas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer no local, o ginásio agora é utilizado por franco-rochenses dos mais diversos bairros.

Fernanda Custódio (36), moradora do Portal das Alamedas encontrou na antiga quadra azul um espaço ideal para colocar suas filhas Rafaela e Manuela, ambas de sete anos, em uma prática esportiva. “Hoje é o primeiro dia de aula das meninas. O espaço aqui ficou bem bacana. Procurava na cidade algum lugar para elas praticarem esporte e achei aqui no Cruzeiro. Elas gostaram bastante da aula de ginástica e, com certeza, virão mais vezes”, explica.

Moradora do Jardim Progresso, Patrícia Almeida (34), mãe da jovem Kauane (08), também acredita que a quadra está melhor atualmente. “Do que era a quadra azul antes para o que é hoje, mudou bastante e mudou para melhor. Tem muitas atividade para as crianças, mas não só para elas, o espaço agora serve para todo mundo. Antes aqui era só futsal, minha filha não podia participar. Agora a prefeitura abriu oportunidades para novos esportes e ela pode praticar ginástica rítmica aqui na quadra. Claro que existe uma coisa ou outra para melhorar, mas o espaço ficou muito melhor e está aprovado”, afirma.

Profissionais também comemoram o novo espaço

Não são só as mães das alunas que aprovam o novo ginásio no bairro do Jardim Cruzeiro, mas os profissionais do esporte da cidade também festejam o espaço. “A gente aqui tem o local ideal para a prática de ginástica rítmica. O telhado é alto e também aqui não bate vento, o que é fundamental para desenvolver bem nossas aulas. Em setembro, quando iniciamos as aulas aqui eu tinha apenas 05 alunas, hoje, são 48 praticantes da ginástica, um aumento notável”, revela Daniele Oliveira, professora de ginástica rítimica.

Impacto no bairro

O novo equipamento transformou o bairro do Jardim Cruzeiro e deixou ele ainda mais atraente. Com uma distância de menos de cinco minutos do centro da cidade, é uma grande área de lazer. Um desses moradores beneficiados com o equipamento é Edmilson Silva, de 55 anos, que desde pequeno está em Franco da Rocha. Ele falou sobre o espaço. "Foi um impacto muito positivo. Aqui eu recebo a visita de muitas pessoas que se impressionam com a transformação do local, não acreditam que aquela quadra virou um ginásio, mesmo assim o nome marcante ficou como quadra azul e o pessoal não vai esquecer tão cedo. Mudou a área e a quadra ficou muito bonita, a iluminação nas ruas melhorou e foi muito bom para nós, moradores do bairro".

Horário das aulas

As aulas da escola de iniciação esportiva acontecem no bairro de segunda a sexta.
Para se inscrever, ou um parente menor de idade, basta ir até o CSU (Centro Social Urbano) levando as cópias do RG, CPF, 2 fotos 3x4 e atestado médico (do praticante) e realizar a inscrição.

Confira os dias e as modalidades disponíveis no local

(Texto: Thiago Lins)