Página Inicial Notícia

SAÚDE 18/05/2017 Em novo espaço há um ano, Centro de Especialidades amplia atendimentos e melhora a qualidade dos serviços prestados à população

Em novo espaço há um ano, Centro de Especialidades amplia atendimentos e melhora a qualidade dos serviços prestados à população

No dia 18 de maio de 2016, há exatamente um ano, a prefeitura inaugurou o novo Centro de Especialidades, que fica na Praça da Saúde, e que melhorou a quantidade dos atendimentos realizados, os serviços oferecidos, a comodidade do local para o munícipe e um amplo espaço para estacionamento, o que não acontecia no antigo prédio, que ficava na rua Dr. Hamilton Prado.

O local já realizou aproximadamente 30 mil atendimentos durante esse período de funcionamento no novo espaço e conta com médicos de diversas especialidades como: dermatologista, ortopedista, urologista, vascular, proctologista, gastroenterologista, endocrinologista, psiquiatra, neurologista, cardiologista e otorrinolaringologista.

Melhorando a vida do munícipe

Inês Preto, coordenadora do Centro de Especialidades, trabalha na área da saúde do município há 15 anos e falou sobre a importância do local. “Ter especialidades aqui dentro do município é fundamental, pois a pessoa não precisa se deslocar para São Paulo ou outros prédios públicos e a prefeitura não tem que gastar com o transporte. Sendo assim, há uma contenção de despesas como combustível, carro, funcionário e consequentemente com o tempo do munícipe, que é atendido aqui, tudo no mesmo espaço”.

Segundo a coordenadora, o espaço conta com quinze médicos especialistas e atende de segunda a sexta-feira, 12h por dia, das 7h às 19h. Além dos especialistas, também há no local serviços sociais com a presença de duas assistentes, psicólogas e fonoaudióloga. “Muitos municípios não têm nem isso”, afirma Inês.

Sempre preparada para atender os munícipes nas dúvidas, Inês, que tem formação de enfermeira há 25 anos, falou sobre o “feedback” dos utilizadores do serviço. “Ouço dos pacientes que eles gostam de receber os atendidos no município e que estão sendo atendidos dentro do horário marcado”.

Para ser atendido no local, o agendamento é pedido pela própria UBS onde o munícipe passa, devido às necessidades identificadas pelo médico. Essa solicitação é encaminhada para a Central Reguladora de Vagas que encaminha o munícipe com dia certo e hora marcada para ser atendido no centro.

“A pessoa passa no clínico, que indica a especialidade necessária. Isso vem via central reguladora de vagas e a central solicita para o Centro de Especialidades para o primeiro atendimento do paciente. Após isso, o retorno é marcado no próprio Centro”, finaliza Inês.

CEO

No mesmo dia também foi inaugurado o Centro de Especialidade Odontológica (CEO), onde são oferecidos diagnóstico bucal, com ênfase na detecção do câncer de boca, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, periodontia especializada, endodontia (canal), serviço radiográfico e atendimento a portadores de necessidades especiais, além do serviço radiográfico. Leia mais sobre o espaço

(Texto e foto: Ewerton Geniseli - Arte: Dalmir Junior)