TRÂNSITO 04/08/2017 Ônibus passam por vistoria periódica no Terminal Metropolitano Leste

Ônibus passam por vistoria periódica no Terminal Metropolitano Leste

Desde o mês de junho, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, vem realizando ações de vistoria aos ônibus que fazem as dez linhas municipais do Terminal Metropolitano Leste.

Na manhã desta sexta-feira (04), mais uma visita foi realizada. Eram 6h quando os agentes, acompanhados do secretário adjunto de Trânsito chegaram no Terminal para inspecionar as condições dos veículos da empresa responsável pelo transporte público do município.

O objetivo desse supervisionamento é garantir que os munícipes franco-rochenses e demais usuários tenham condições de utilizar um transporte público com mais qualidade e segurança.

Entre alguns dos pontos que são checados pelos agentes estão o itinerário do ônibus, se o veículo está limpo, se as portas estão em ordem, se todas as questões de segurança estão em dia, com a fiação correta e extintores dentro da validade, a condição do transporte (se ele está com algum tipo de amassado ou outra avaria) e a quantidade de ônibus disponíveis para cada linha.

Responsável por coordenar a visita, o secretário adjunto Anderson Rodrigues explica um pouco mais do motivo da ação. “Toda essa averiguação é feita, para garantir que a empresa cumpra com as exigências vigentes no contrato estabelecido com a prefeitura. Caso isso não aconteça nós emitimos notificações e posteriormente multas aos responsáveis”, afirmou.

Desde o início das vistorias, a empresa recebeu nove multas administrativas. Esse dinheiro, por sua vez, volta para o município em melhorias, como a sinalização viária da cidade, por exemplo.

É importante explicar que as linhas intermunicipais não podem ser fiscalizadas, pois o órgão responsável pela circulação desses veículos é a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).

A intenção agora é que esse tipo de atividade seja ampliada no município. “A nossa ideia agora é continuar realizando esse tipo de ação mais vezes por semana”, explica Anderson Rodrigues.

As atividades de inspeção também acontecem no Terminal Oeste de Franco da Rocha, que fica em frente ao Shopping em construção.

(Texto e foto: Thiago Lins)