Página Inicial Notícia

ATENÇÃO 28/09/2017 CRAS e CREAS aderem Dia D de Mobilização em Defesa do SUAS e não abrirão nesta quinta-feira (28)

CRAS e CREAS aderem Dia D de Mobilização em Defesa do SUAS e não abrirão nesta quinta-feira (28)

A prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social comunica que nesta quinta-feira (28), os quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado (CREAS) estarão fechados.

A não prestação de serviço nesta data se deve ao Dia D de Mobilização em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), uma manifestação contra diversos cortes financeiros na área social, promovidos pelo Governo Federal.

A partir das 17h30, apoiadores do movimento estarão em frente à Igreja Matriz, próximo da estação de trens Franco da Rocha, da CPTM, e outro grupo ficará no Terminal Metropolitano Leste, entregando panfletos com informativos sobre os cortes previstos que afetarão, principalmente, as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Detalhes da paralisação

Segundo informações disponibilizadas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, para a manutenção da rede socioassistencial brasileira são necessários no mínimo R$ 2,75 bilhões/ano, que foi inclusive a proposta aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, por meio da Resolução CNAS no 17/2017.

Porém, a previsão do orçamento da assistência social para 2018, encaminhado pelo Governo Federal à Câmara de Deputados, no valor de 78 milhões, fere o pacto federativo, e inviabiliza a manutenção das mais de 26 mil unidades da rede socioassistencial (CRAS ́S, CREAS ́S, Centros POP, Centros de Convivência e unidades de acolhimento), instalada em todos os municípios brasileiros.

(Texto : Ewerton Geniseli - Arte: Orlando Junior)