Página Inicial Notícia

EDUCAÇÃO 28/09/2017 Crianças da EMEB José Mauro de Vasconcelos visitam o assentamento rural em Franco da Rocha

Crianças da EMEB José Mauro de Vasconcelos visitam o assentamento rural em Franco da Rocha

Na manhã desta quinta-feira (28) as crianças da EMEB José Mauro de Vasconcelos, tiveram a oportunidade de conhecer a área rural no Assentamento São Roque, em Franco da Rocha. A visita foi promovida pela Secretaria da Educação, por meio do setor de nutrição. Confira imagens

Os 25 alunos que fizeram o passeio conheceram as plantações, puderam brincar à vontade, comer frutas tiradas do pé, acompanhar o produtor rural retirando leite da vaca, entre outros momentos que garantiram a diversão dos pequenos.

A ideia da visita surgiu durante a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas de Educação Infantil atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), projeto que tem o objetivo de incentivar debates e a prática da alimentação saudável na rotina das crianças. Chegando a 5º etapa, o programa trabalha atualmente o tema "agricultura familiar na escola".

Para alguns alunos foi a primeira experiência na área rural, como comentou a pequena Isabelli. “Eu gostei muito de ver a natureza, porque nunca tinha visto dessa forma. A parte que mais gostei foi a de tirar leite da vaca”.


Não somente os pequenos se alegraram com o encontro, mas também as 63 famílias que moram no local. Como Daniel Nunes, produtor rural, que recebeu as crianças em sua casa e apresentou a plantação. “Para todos nós que moramos aqui é muito satisfatório receber as crianças, compartilhar o nosso dia a dia, a rotina de cuidados com os bichos e com os alimentos”.

No decorrer do passeio, as nutricionistas foram explicando aos alunos sobre os alimentos cultivados no local (livres de agrotóxicos), e que passam por cuidados dos produtores até chegarem na merenda escolar.

De acordo com os professores, as crianças ficaram apaixonadas pelo conhecimento adquirido sobre os alimentos que consomem.

Antes dessa visita da EMEB José Mauro de Vasconcelos, outras unidades escolares também compareceram ao assentamento.

(Texto e Foto: Gabriella Oliveira)