Página Inicial Notícia

ESPORTES 05/10/2017 Jogos Escolares são encerrados com partidas emocionantes

Jogos Escolares são encerrados com partidas emocionantes

O município teve mais um dia dedicado ao esporte, nesta quinta-feira (05), no encerramento da disputa dos Jogos Escolares, realizado no parque municipal Benedito Bueno de Morais.

Veja as fotos das finais

Logo cedo, o ginásio Paulo Rogério Seixas contava com aproximadamente 800 pessoas que foram ao local prestigiar as disputas pelo título do Futsal, Vôlei, Basquete e Handebol, além, é claro para descobrir qual seria a escola campeã dos Jogos Escolares de Franco da Rocha.

Com a bola rolando, as torcidas empurraram sem parar as equipes que lutavam para alcançar o lugar mais alto do pódio. A primeira disputa aconteceu no futsal feminino com as meninas da escola Pedro Lélis vencendo por 4x2 a equipe da Elvira Parada Manga. Em terceiro lugar na modalidade ficou o Befama. Vale ressaltar que nos esportes coletivos, o bronze ia diretamente para a equipe derrotada na semifinal, não tendo disputa de 3 e 4 lugar.


A segunda partida do dia foi com o futsal masculino, com o Azevedo Soares derrotando por 3x0 Pedro Lélis, ficando com o título. O terceiro lugar ficou com a escola Elvira Parada Manga.

Mais um jogo com muita torcida de ambos os lados aconteceu no basquete masculino, com a equipe do Befama alcançando o bi-campeonato no torneio, ao vencer por 55x33 o time da Jocimara Vieira, que ficou com o vice-campeonato. A Etec Paula Souza ficou com o bronze no torneio.

Na sequência, a primeira partida definida com um placar apertado e muito disputada veio no handebol masculino. Com grandes jogadas, ataques e defesas a escola Zilton Bicudo derrotou o Befama por 17x16. Com o resultado o Azevedo Soares conquistou o bronze.

O quinto jogo do dia contou com duas equipes muito esforçadas em quadra, na disputa do título do vôlei masculino. Em uma partida com muita alternância no placar, o Azevedo Soares ficou com o ouro, após vencer por 3 sets a 2 o time da escola Kátia Maria. O time do Zilton Bicudo ficou com o bronze.

A última partida do dia foi na disputa do vôlei feminino, com Etec enfrentando o Befama e conquistando o ouro ao derrotar a oponente por 3 sets a 0.

Ao final das seis partidas, a secretária adjunta de Cultura, Esporte e Lazer, Silmara Ciampone falou da grandeza dos Jogos Escolares. “Foi muito surpreendente o número de escolas, modalidades e principalmente. Todos os jogos lotados, com as escolas, os professores, os alunos mesmo que não estavam participando compareceram e prestigiaram”, explicou.

Silmara também aproveitou para falar sobre o futuro da competição em Franco da Rocha. “Cada ano que passa o apelo é maior. Vai ser impossível para os próximos anos as administrações vindouras pensar no esporte sem os Jogos Escolares. A competição já caiu no gosto popular, ele é voltado para o jovem, o adolescente, ainda mais tendo o Parque eles puderam aproveitar ainda mais, a pista de atletismo, de skate e as áreas de lazer que o parque oferece”, explicou.

Outro ponto importante desta edição dos Jogos Escolares foi a utilização de outros espaços esportivos da cidade. “Um dado interessante deste ano foi o uso do CIE e do Ginásio do Cruzeiro, porque em outras épocas nós usávamos o Flamenguinho para os Jogos, a sede era o Paulo Rogério e o Flamenguinho. Então agora, com os novos polos os Jogos Escolares ganharam uma dinâmica diferente, com os jogos sendo disputados em ginásios modernos”, finalizou a secretária adjunta.

Mais campeões

Além das seis partidas disputadas no último dia dos Jogos Escolares, outras modalidades tiveram seus campeões definidos no decorrer dessa semana.

Confira abaixo as escolas campeãs em esportes individuais e coletivos.

Damas
Masculino

Ouro – Kátia Maria
Prata – Zilton Bicudo
Bronze – Zilton Bicudo

Feminino
Ouro – Jocimara Vieira
Prata – Azevedo Soares
Bronze – Azevedo Soares

Xadrez
Masculino

Ouro – Befama
Prata – Zilton Bicudo
Bronze – Azevedo Soares

Feminino
Ouro – Etec
Prata – Azevedo Soares
Bronze – Jocimara Vieira

Tênis de Mesa
Masculino

Ouro – Kátia Maria
Prata – Etec
Bronze – Etec

Feminino
Ouro – Etec
Prata – Adail Jarbas Duclos
Bronze – Befama

Basquete Feminino
Ouro – Befama
Prata – Azevedo Soares
Bronze – Rituco Mitani

Handebol Feminino
Ouro – Befama
Prata – Azevedo Soares
Bronze – Jocimara Vieira

Atletismo
100 Metros Masculino

Ouro – Zilton Bicudo
Prata – Azevedo Soares
Bronze – Zilton Bicudo

100 Metros Feminino
Ouro – Befama
Prata – Elvira Parada Manga
Bronze – Befama

400 Metros Masculino
Ouro – Zilton Bicudo
Prata – Kátia Maria
Bronze – Adail Jarbas Duclos

400 Metros Feminino
Ouro – Befama
Prata – Adail Jarbas Duclos
Bronze – Adail Jarbas Duclos

800 Metros Masculino
Ouro – Zilton Bicudo
Prata – Azevedo Soares
Bronze – Befama

800 Metros Feminino
Ouro – Adail Jarbas Duclos
Prata – Befama
Bronze – Professor José Parada

Revezamento 4x400 Masculino
Ouro – Zilton Bicudo
Prata – Befama
Bronze – Azevedo Soares

Revezamento 4x400 Feminino
Ouro – Adail Jarbas Duclos
Prata – Befama
Bronze – Professor José Parada

Befama a escola campeã

Foram semanas e semanas de disputa, dezenas e dezenas de partidas, milhares de torcedores visitando o ginásio Paulo Rogério, ginásio Carlos Vicente Ferreira “Topre” e no CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) e ao final dessa maratona esportiva que foi mais uma edição dos Jogos Escolares de Franco da Rocha, a Escola Estadual Benedito Fagundes Marques, o Befama sagrou-se Campeão dos Jogos, após dois anos ficando com o segundo lugar.

Na sequência, com a prata na classificação geral entre as escolas ficou o Azevedo Soares e na terceira colocação o colégio Zilton Bicudo.

Confira abaixo a lista com a classificação geral completa

1º – Befama
2º – Azevedo Soares
3º – Zilton Bicudo
4º – Adail Jarbas Duclos
5º – Professor José Parada
6º – Kátia Maria
7º – Etec
8º – Jocimara Viera
9º – Elvira Parada Manga
10º – Rituco Mitani
11º – Prefeito Pedro Lélis
12º – Vereador Luiz Alexandre
13º – Ivone dos Anjos
14º – Paulo Duarte
15º – Benedito Aparecido Tavares

(Texto e fotos: Thiago Lins)