Página Inicial Notícia

CULTURA 06/12/2017 Integrantes do projeto Franco Memória receberam auxílio de profissionais da área social

Integrantes do projeto Franco Memória receberam auxílio de profissionais da área social

O terceiro encontro do projeto “Franco Memória”, projeto da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realizado na última terça-feira (5), segue em busca de resgatar as memórias da cidade e transformá-las em um memorial vivo de estudo, por meio de sentimentos, lembranças e histórias. Conheça o projeto

Desta vez, os memoriantes que receberão as histórias dos munícipes e realizarão entrevistas contaram com a contribuição de José Edilson Teles, formado em sociologia e política e do Alexandre Chaves, formado em teologia, ciência da religião e filosofia.

Os dois participantes levaram para a Biblioteca Municipal Caio Graco da Silva, local do terceiro encontro, experiências e referenciais de como realizar uma entrevista, teorias sociais e exemplos vividos por eles, que irá ampará-los na hora da abordagem.

Um dos temas citados com os memoriantes, foi a importância de desnaturalizar o que eles trazem da vida pessoal e enxergar os outros sem preconceitos e julgamentos.

Eles deram uma dica para os integrantes, de sempre pensar na história da cidade com um olhar de visitante, como se fosse a primeira vez que estivesse em Franco da Rocha. Assim, não escapariam detalhes do ambiente.

Outros convidados agregarão para a preparação dos integrantes, isso acontecerá uma vez ao mês, e segundo a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Taiana Garcia é muito importante para ajudar na continuidade do projeto. “A ideia é trazer pessoas envolvidas com a sociedade. As histórias vividas por eles, podem auxiliar no momento em que os memoriadores realizarão a pesquisa de campo”, comentou.

(Texto e foto: Gabriella Oliveira)