Página Inicial Notícia

DESENVOLVIMENTO SOCIAL 22/12/2017 Um passo para uma nova vida foi dado por 235 alunos, que concluíram os cursos da Secretaria de Assistência Social

Um passo para uma nova vida foi dado por 235 alunos, que concluíram os cursos da Secretaria de Assistência Social

Às vezes a vida prega peças, muda rumos e nessa mudança de rumos novos caminhos surgem, mas é necessário coragem para encarar os desafios. Foi assim na vida da maioria dos alunos que fizeram os diversos cursos oferecidos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e se capacitaram ao longo de alguns meses para ganharem uma nova função no mercado de trabalho, após aprenderem a executar técnicas e cuidados que ajudam na geração de renda. Confira imagens

A formatura dos 235 alunos aconteceu na última quinta-feira (21), no Centro Cultural, concluindo os cursos oferecidos pela secretaria nas áreas de Corte, Costura e Artesanato, Beleza, Prestação de Serviço, Alimentação e Administração. Só neste ano, contando com todas as turmas envolvidas no processo de aprendizagem, um total de 835 alunos receberam os canudos.

Na cerimônia de entrega dos certificados, após o hino nacional, houve a apresentação de um vídeo que mostrava a evolução das pessoas ao longo das aulas e o quanto elas ganhavam confiança com o novo aprendizado. Logo depois, ao som do Hip-Hop, o grupo de dança da Secretaria de Cultura de Francisco Morato se apresentou no palco do Centro Cultural.

Uma das alunas formadas, Daiane Tomas, comemorou o grande passo que deu para o cuidado de sua família. “Por meio desse conhecimento, que ninguém pode tirar da gente, estou conseguindo prover a minha família e dar o sustento. Tenho muito a agradecer a prefeitura, a secretaria, gestão, aos alunos e alunas que estão se esforçando a cada dia. Com isso tudo que aprendi não preciso mais trabalhar fora, posso trabalhar por conta própria, ter minha renda, ajudar minha família e agradeço todos os envolvidos por isso”, comemorou.

Ainda segundo Daiane, por meio desse cursos os grupos que participam estão solidificando ainda mais a Economia Solidária Municipal.

Trabalho de sucesso que transformam vidas


Com a palavra, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Maria Ribeiro explicou, um pouco, sobre como que esses cursos são possíveis. “É um trabalho que envolve não só o município, mas os Governos Federal e Estadual para que a gente realize todas as atividades que nossos CRAS fazem. Esses projetos também têm parcerias com o Fundo Social do Estado de São Paulo e o de Franco da Rocha, representado em nosso município pela primeira-dama e presidente do Fundo, Paula Barreto”.

Na parte dos agradecimento, Ana Maria rasgou elogios aos alunos, professores e também parabenizou o trabalho em outros espaços que foram fundamentais para o sucesso. “Parabenizo toda minha equipe, ao Centro Solidário que tem uma missão muito grande, que é o espaço que faz todas as capacitações e qualificações para o mundo do trabalho. Essa parceria entre o Centro Solidário, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de assistência social (CREAS) buscam levar cada pessoa a ter esse acesso à qualificação, capacitação, despertar de habilidades, para que cada um possa gerar renda”.

A secretária ainda fez seu agradecimento às instituições que contribuíram ao longo do ano para a realização dos trabalhos com os alunos como a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), do governo do Estado e ao Centro de Ensino para Condutores (CECON).

Encerrando a cerimônia, Ana Maria convidou todos para conhecerem a nova Juquery Arte Vila, uma feira que vende diversos produtos artesanais, na praça Benedito Calisto Oliveira, em Frente a EMEB Roberto Meconi, que funciona às sextas,sábados e domingos. Os produtos são feitos pelos membros da Economia Solidária.

Ao final, os formandos puderam desfrutar de um coquetel preparado especialmente para esse dia e também um baile que animou os presentes.

Confira abaixo os cursos concluídos pelos formandos:

- Oficina Sabor Doce;
- Oficina Sabor Salgado;
- Bebidas Artesanais ( Cervejas);
- Barbeiro;
- Penteado Afro;
- Oficina Customização de Roupas e Acessórios;
- Cuidador de Idoso;
- Hidráulica/Encanador; e
- Pintura de Parede, Textura e Grafiato.

(Texto: Ewerton Geniseli - Foto: Orlando Junior)