Página Inicial Notícia

EDUCAÇÃO 09/02/2018 Secretaria de Educação promove encontro para conversa e planejamento da rede municipal

Secretaria de Educação promove encontro para conversa e planejamento da rede municipal

A formação realizada nesta quinta-feira (8), no auditório da Secretaria da Educação, reuniu centenas de professores e profissionais da área da educação para definir o planejamento letivo e trazer novos horizontes ao ensino público fundamental e infantil de Franco da Rocha. Confira as fotos aqui.

Ministrando a palestra, o Professor Doutor Marcos Cézar de Freitas, que é especialista da infância e docente da Unifesp, abordou temas como a atual forma escolar.

Segundo ele, o molde que é utilizado hoje nas redes de ensino, tanto público quanto privado, não é tão inclusivo e não respeita a infância em sua essência, pois impõe à criança o que ela deve fazer ou como deve agir, esquecendo que a infância é uma construção constante e individual que deve ser acompanhada sem ser sobreposta.

“A escolarização na sua beleza e importância, dispõe de momentos adequados que não crescerão nem em qualidade, nem em quantidade, se avançar o tempo fundamental da educação infantil. É um momento que não deve ser ocupado apenas por demandas escolarizantes, pois as crianças só terão a ganhar tendo uma densa infância que segue uma plena educação escolar”, explicou Marcos Cézar para os presentes, enquanto enfatizava a importância do diálogo nas escolas, assim como a necessidade de os professores se apropriarem do ambiente escolar que possuem, para colocarem em ação as novas propostas.

Também esteve no local a Secretária de Educação, Renata Celeguim, que comentou sobre a relevância do evento. “O planejamento sempre é um momento importante porque as escolas de todas as redes municipais participam. É o momento de estabelecer os procedimentos, as metodologias de trabalho, as metas do ano e, principalmente, a politica de formação”.

A maioria dos conceitos abordados pelo Professor Marcos Cézar fazem parte do seu livro “História Social da Infância no Brasil”, lançado em 2016. Aproveitando a atividade, a Assessora Técnica Pedagógica de Educação Infantil, Adelaide Joia, que foi uma das idealizadoras da palestra, também divulgou seu novo livro “Brincar e aprender”, que será lançado em breve.

(Texto e foto: Jonathan Agrinfo)