Página Inicial Notícia

EDUCAÇÃO 13/03/2018 Alunos da EMEB Juvenal Gomes do Monte praticam cidadania durante a votação do 1º grêmio estudantil da rede municipal

Alunos da EMEB Juvenal Gomes do Monte praticam cidadania durante a votação do 1º grêmio estudantil da rede municipal

Vontade de fazer a diferença os pequenos franco-rochenses já tinham e, o projeto do grêmio estudantil 2018, proposto pela Secretaria da Educação, veio ao encontro com a ideia de progredir a cada dia no ambiente escolar. Confira como foi

Na manhã desta terça-feira (13), o primeiro passo foi dado para isso, na EMEB Juvenal Gomes do Monte, localizada na Vila Eliza, quando os alunos de oito turmas aguardavam ansiosos para o momento da votação, finalmente elegendo os candidatos. A proposta é que os pequenos integrem-se com todas as salas, portanto, obrigatoriamente tinham que ter dois membros de cada uma, formando o grupo representante da escola.

Ao longo da atividade, os candidatos apresentaram suas propostas para a sala que estudam e, em seguida, realizaram uma campanha espalhando cartazes com desenhos, frases e o pedido pelos votos.

Hora do voto

Biometria marcada, assinatura, nome do eleitor, matrícula e a zona, tudo pronto para a votação e os pequenos ainda levaram para o dia mais aguardado o “título de eleitor”, que produziram junto com os professores.


Democracia e cidadania, passaram a fazer parte da vida das crianças por meio desse projeto que prevê algumas melhorias para a escola. Atividades como essa são muito importantes na vida das crianças no ambiente escolar, como comentou a Secretária da Educação, Renata Celeguim. “A gente prepara os alunos para a vida cidadã. Hoje as escolas têm o papel de evoluir e informar. Com o grêmio estudantil, este local passa a ser um espaço de construção de conhecimento e conduta para vida em sociedade”, declarou.

Além disso, em setembro de 2017, os pequenos da unidade participaram de outro momento em que exerceram cidadania, que foi o PPA Kids, onde fizeram perguntas e propostas ao prefeito da cidade, Kiko Celeguim. Leia mais sobre essa atividade

Emoção dos alunos após a apuração

Depois dos votos serem depositados na urna, os alunos esperavam ansiosos pela contagem. Os candidatos apertavam as mãozinhas a cada papel que era tirado da caixa, para saber se seria o seu nome o mais votado.

Em uma das salas em que ocorria a votação, no terceiro ano A, havia oito candidatos para buscar as duas vagas de representantes e a disputa foi bem acirrada para a escolha. Ao todo, 28 votos contados e a alegria tomava conta da sala. Agora, os alunos eleitos tem uma nova missão, que é a de liderar e caminhar em busca das propostas e demandas das demais da turma. O desafio pode até parecer difícil, mas as crianças decidiram encarar com lindos sorrisos.

Ao final da apuração em todas as salas, os eleitos participaram de uma solenidade de posse no pátio do colégio, onde puderam conhecer todos os representantes que formaram o grêmio de 2018.

É importante lembrar que esta atividade aconteceu pela primeira vez em uma Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB), e que todos os profissionais do local se mobilizaram e se envolveram completamente com a eleição.

(Texto e Fotos: Gabriella Oliveira)