SAÚDE NA ESCOLA 29/03/2018 Mais um ciclo do Projeto Saúde na Escola acontece no município

Mais um ciclo do Projeto Saúde na Escola acontece no município

Em uma ação conjunta, as secretarias de Saúde e Educação realizaram mais um ciclo do Projeto Saúde na Escola. A iniciativa consiste em implementar visitas em unidades da rede municipal e estadual, dos níveis básicos ao técnico, além dos jovens privados de liberdade, para efetuar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

O principal objetivo do programa é traçar uma estratégia de integração para o desenvolvimento e formação dos estudantes, levando até eles ações de avaliação odontológica, antropométrica (método de investigação utilizado pelos nutricionistas, baseado na medição das variações físicas e na composição corporal), oculares, bem como a verificação completa do quadro vacinal dos atendidos.

As ações tiveram início no segundo semestre do ano passado, quando 18 escolas municipais receberam a visita de agentes comunitários, dentistas, auxiliares de odontologia e enfermagem, além de médicos e outros profissionais das Unidade Básica de Saúde (UBS´s).

Além de toda a atenção relacionada aos princípios básicos de saúde, o projeto leva aos jovens palestras sobre prevenção ao uso de álcool e drogas.

Coordenador do projeto, Dr. Paulo Roberto Barbosa, destacou que os alunos, professores e funcionários das escolas têm recebido bem as ações de saúde e ressaltou a importância da integração com a Secretaria de Educação para o sucesso do programa. “O melhor de tudo é unir forças e conseguir levar essas atividades de saúde preventiva aos educandos”, afirmou.

(Texto: Luana Nascimento - Foto: Equipe Saúde)