Página Inicial Notícia

MOBILIDADE URBANA 26/04/2018 Franco da Rocha recebe cinco novos ônibus para substituição de veículos antigos

Franco da Rocha recebe cinco novos ônibus para substituição de veículos antigos

Na manhã desta quinta-feira (26), cinco novos ônibus foram entregues pela Viação Caieiras (concessionária de transporte público) para modernizar a frota das linhas. A ideia é substituir os veículos mais antigos por esses novos e melhorar a mobilidade dos cidadãos, proporcionando mais conforto e segurança. Veja fotos

A entrega ocorreu em frente à estação de trem da CPTM, no centro, e reuniu os representantes da empresa Viação Caieiras, o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana Renelis Pedroso, além do secretário de Governo Eduardo Bueno.

Os veículos são da marca Mercedez-Benz, zero-quilômetro, modelo Caio Apache Vip V e possuem motor eletrônico, que melhora o desempenho, emite menor quantidade de poluentes e causa menos impacto no meio ambiente. Outra novidade é o novo sistema de suspensão pneumática, proporcionando maior estabilidade e conforto aos passageiros.

De acordo com Renelis Pedroso, a substituição representa um ganho muito importante para os moradores. “Temos previsão de levar essa alteração da frota para todas as linhas, o que vai melhorar a qualidade do serviço para os usuários”, explicou.


Os novos carros possuem três portas pneumáticas, sendo uma delas destinada exclusivamente à plataforma elevatória. Esse mecanismo facilita o acesso de passageiros que utilizam cadeira de rodas e agiliza o embarque e desembarque de todos. Há também dois lugares para pessoas obesas, alças de segurança e balaústres táteis para facilitar a locomoção de deficientes visuais.

Pensando na segurança dos usuários, foram instaladas quatro câmeras de monitoramento em cada veículo, sendo três para registrar toda movimentação interna e uma quarta para proporcionar maior visibilidade externa na dianteira dos ônibus. Para o conforto dos motoristas, os carros novos oferecem também ajuste de altura do volante.

O itinerário dos carros vêm na cor branca, o que facilita a visibilidade e a leitura dos destinos, especialmente à noite. A grande novidade são os terminais de carregadores USB para alimentação de dispositivos móveis como celulares e tablets.

A previsão da Viação Caieiras é que os novos ônibus substituam veículos antigos das linhas 110 (Jardim Luciana – Estação), 130 (Vila Josefina – Estação) e 240 (Monte Verde – Estação).

(Texto: Luana Nascimento - Foto: Orlando Junior)