OBRAS 04/05/2018 Usina de asfalto de Franco da Rocha já está em funcionamento

Usina de asfalto de Franco da Rocha já está em funcionamento

A partir da semana que vem, parte da massa asfáltica utilizada em Franco será fabricada pela Prefeitura, na recém implantada usina de asfalto localizada entre o Parque Montreal e o Polo Industrial da cidade.

Desde quarta-feira, 2, servidores da Secretaria de Infraestrutura iniciaram os testes no novo equipamento que produz o asfalto. “Vamos reduzir custos com o uso de material produzido internamente e com mão de obra própria, além de trazer mais agilidade às obras públicas”, avaliou o vice-prefeito em exercício, Dr. Nivaldo, que visitou o local nesta sexta-feira, 4.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Habitação, Eduardo Martins, que acompanhou o vice-prefeito, a usina tem capacidade para produzir 75 toneladas de massa asfáltica por dia. “Isso representa autonomia para atender toda a demanda de Franco da Rocha nas obras de asfaltamento nos bairros e também para o tapa-buracos”, detalhou Eduardo.

O processo de implantação da usina de asfalto teve início no primeiro semestre de 2017, segundo o secretário. Foram necessárias medidas de recuperação de tanques, adequações do local, além de licenciamentos ambientais para o início das atividades.

Para fabricar o asfalto a frio, são utilizados três tipos de matéria-prima (pedra/areia). “O material seco é despejado na máquina onde está a cola (piche) que é misturado e produz a massa”, explicou o responsável pela usina, Carlos Enrique Uchoa, o “Tordé”.

Após a concretagem na máquina, o material é despejado na caçamba dos caminhões e posteriomente, a massa asfáltica é acondicionado em espaço destinado para este fim.

Texto e fotos: Adriana Carvalho