Página Inicial Notícia

CULTURA 15/05/2018 Espetáculo de dança “Depoimentos para fissurar a pele” envolverá o público em seus caminhos e poéticas negras

Espetáculo de dança “Depoimentos para fissurar a pele” envolverá o público em seus caminhos e poéticas negras

Os artistas têm o dom de transparecer sentimentos em tudo o que fazem e, para emanar a valorização da poética negra, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer vai receber no dia 25 deste mês, o espetáculo de dança “Depoimentos para fissurar a pele”, que é concebido por Djalma Moura e contemplado pelo Programa de Ação Cultural (proAC) Primeiras Obras 2017.

A proposta do evento que acontecerá no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, às 20h, é desvendar danças que possam gerar vitalidade, partindo de uma invenção de incorporação, uma espécie de ritual que pode encontrar fissuras entre tempo, espaço e a pele.

No espetáculo, o público poderá analisar os pontos de partida dessas danças, que são as características encontradas nos pés da Yabá/Orixá Iansã, além das técnicas coreográficas que remetem a sociedade.

As características de comum entendimento da apresentação fazem a estrutura da identidade negra no Brasil. Sua pele, cabelo, religiosidade e o cerceamento do ir e vir livremente sem levantar suspeitas.

Uma das maiores relevâncias de “Depoimentos para fissurar a pele”, é estar conectado a uma busca de identidade, mantendo e respeitando as marcas da história do país.

Compartilhando os processos de criação

Além do espetáculo, o grupo propõe um workshop um pouco antes, às 16h, para debater sobre as etapas de construção da obra coreográfica. Eles comentam e realizam exercícios que vão desde as danças contemporâneas, banhadas pelas simbologias e arquétipos de Iansã, a exercícios de respiração, deslocamentos, transformações de qualidades corporais e composição da coreografia.

Anota na agenda

Workshop
Data: 25/05 (sexta-feira);
Horário: 16h;
Local: Centro Cultural Newton Gomes de Sá;
Endereço: Av. Sete de Setembro, s/n – Centro.

Espetáculo “Depoimentos para fissurar a pele”
Data: 25/05 (sexta-feira);
Horário: 20h;
Local: Centro Cultural Newton Gomes de Sá;
Endereço: Av. Sete de Setembro, s/n – Centro.

(Texto: Gabriella Oliveira – Foto: Divulgação/Erico Santos)