Página Inicial Notícia

EDUCAÇÃO 22/05/2018 Atendimento Educacional Especializado feito em Franco da Rocha ganha destaque em seminário na USP

Atendimento Educacional Especializado feito em Franco da Rocha ganha destaque em seminário na USP

A Secretaria da Educação de Franco da Rocha realiza diversas ações para promover a transformação do ambiente escolar, permitindo que as crianças, inclusive as com deficiência, possam desfrutar de um espaço prazeroso e de construção de conhecimento.

Para falar sobre esse trabalho realizado, membros da secretaria que fazem parte da equipe do Programa Mais Educação e de Atendimento Educacional Especializado (AEE), participaram do Seminário “Pessoas com Deficiência – rupturas do capacitismo e despatologização de identidades”, na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 16 e 17 de maio.

O município foi representado por Andreia de Jesus, pedagoga formada pela Universidade Estadual de Campinas, coordenadora da Educação Especial Inclusiva e dos Programas Foco e Mais Educação, que apresentou como acontecem as atividades no atendimento educacional especializado em Franco.

Durante a atividade, Andreia falou sobre a importância de capacitar profissionais para fazer esse atendimento. “Com essas formações temos professores polivalentes se potencializando para oferecer um atendimento educacional de qualidade e isto tem sido possível, pois se baseiam em cuidadosas observações, caracterizações, registros e avaliações que promovem a evolução e o crescimento de todos os alunos”.

Dar honra a quem merece honra é fundamental e a colaboração de alguns profissionais também foi destaque na participação da pedagoga no seminário. “O envolvimento de todos os profissionais atuantes nestes programas é fundamental, brilhantemente representados por: Luciana Marcelino e Fabio Dasher, do programa Mais Educação, Tatiane Silva, instrutora de libras e Caroline Freitas, instrutora de braille”, afirmou Andreia.

A equipe presente afirmou que participar de momentos como este é importante porque proporciona a reflexão de diversas ações. Além disso, a Secretaria da Educação, a secretária-adjunta Iraci Silva, parabenizou e agradeceu em especial a Doutora Carla Bianca Angelutti e a FEUSP (Faculdade de Educação da USP) pela oportunidade de compartilhar o aprendizado.

É importante destacar que na rede municipal, cerca de 53 crianças integram o atendimento educação especializado.

(Texto: Ewerton Geniseli com colaboração da equipe da Secretaria da Educação - Foto: Equipe Educação)