Página Inicial Notícia

EDUCAÇÃO 25/05/2018 Secretaria da Educação realiza palestra sobre a Base Nacional Curricular (BNCC)

Secretaria da Educação realiza palestra sobre a Base Nacional Curricular (BNCC)

Na manhã desta sexta-feira (25), os profissionais da educação do município receberam uma palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. O encontro ocorreu no auditório do prédio da Secretaria de Educação, no centro de Franco da Rocha.

Ministrando a palestra, o Professor Doutor Marcos Cézar de Freitas, pesquisador das vulnerabilidades infantis, especialista em educação inclusiva, docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), fez uma análise crítica sobre a BNCC e o que ela representa para as políticas públicas de educação.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A secretária da Educação, Renata Celeguim, abriu a palestra falando sobre a importância de reunir os profissionais da educação para debaterem juntos os temas relacionados a base, para discussão das diretrizes e escolhas que serão feitas para a revisão da proposta curricular.

Também estiveram presentes professores, gestores, auxiliares e técnicos que fazem parte da rede municipal. O objetivo do encontro era oferecer aos profissionais presentes subsídios para fazerem uma análise crítica da BNCC, promovendo um debate acerca do momento atual da educação pública do país.


Durante sua fala, o palestrante discorreu sobre educação inclusiva e abordou a importância de preservar as características fundamentais da educação infantil. “Essas características foram historicamente construídas com muito esforço e se voltam para o reconhecimento da criança como sujeito. Isso não se confunde com intenções de discutir repertórios empresariais para pensar essa situação”, afirmou.

Sobre os desafios de manter as questões mercadológicas distantes das políticas de educação, ele afirmou que não se deve pensar na esfera pública como uma provedora de serviços a serem comprados.

“Corre-se o risco de desconsiderar o lugar do professor investindo equivocadamente na produção de materiais que são aplicados, vendidos e executados tomando os professores como meros aplicadores desses materiais”, enfatizou Marcos Cézar.

Ao final do encontro, a diretora da gestão de políticas públicas pedagógicas, Marilene Dantas, anunciou que no dia 15 de junho, haverá uma nova palestra com a Prof.ª Dra. Márcia Jacomini, dando continuidade aos debates sobre a Base Nacional Comum Curricular. Há ainda a previsão de outros encontros a serem ministrados pela Prof.ª Dra. Isabel Melero Bello e pelo Prof. Dr. Jorge Barcellos, com data e horário a serem confirmados pela secretaria.

(Texto e foto: Luana Nascimento)