Página Inicial Notícia

DESENVOLVIMENTO SOCIAL 25/05/2018 Exposição de desenhos sobre combate ao abuso sexual está no shopping Franco da Rocha

Exposição de desenhos sobre combate ao abuso sexual está no shopping Franco da Rocha

Os trinta e seis desenhos vencedores do I Concurso Faça Bonito sobre combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, estão expostos numa galeria no Shopping Franco da Rocha, onde permanecerão até a semana que vem.

A competição finalizou uma semana de eventos relativos ao combate a exploração sexual, cuja data é comemorada em 18 de maio.

Entre os dias 7 e 11 de maio, os frequentadores dos coletivos BrinCart, Observatório de Oportunidades e Roda de Encontros, desenvolvidos pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), foram orientados sobre como identificar e combater o abuso sexual. Ao final dessas atividades, crianças e adolescentes, divididos em três faixas etárias (de 3 a 8; de 9 a 13 e de 14 a 18 anos), apresentaram os desenhos, que foram selecionados por uma comissão julgadora.

Cada um dos quatro CRAS teve nove selecionados que foram os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada faixa etária, totalizando 36 trabalhos. Como prêmio, os vencedores vão a uma passeio no Hopi Hari no dia 8 de junho.

Palestras

Além do passeio e a exposição no shopping, as equipes dos CRAS percorreram as escolas onde estudam as crianças e adolescentes vencedoras dos concursos. Nas classes, as equipes promoveram rápida palestra para orientar as crianças sobre como denunciar possíveis abusos.


Na escola estadual Zilton Bicudo, cerca de 400 crianças e adolescentes foram orientadas pela assistente social Cristiane Souza França e pela coordenadora Rosângela Chimelo, do CRAS Lago Azul. Na ocasião, os estudantes receberam também um jornal produzido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Franco da Rocha, exatamente para orientar sobre o tema abuso sexual.

(Texto e foto: Adriana Carvalho)