Página Inicial Notícia

EDUCAÇÃO 07/06/2018 Franco da Rocha promove 1º Simpósio Arte e Educação

Franco da Rocha promove 1º Simpósio Arte e Educação

No sábado (16), o Centro de Vivência em Múltiplas Linguagens “Raimunda Assunção dos Santos”, localizado no Complexo Hospitalar do Juquery receberá o 1º Simpósio Arte e Educação.

O evento ocorrerá das 8h30 às 13h30 e contará com oficinas práticas de dança, canto e jogos teatrais, apresentações e debates.

Para ministrar as oficinas e debates, o simpósio receberá professores e artistas da Escola Superior de Artes Célia Helena. O objetivo do evento é realizar um encontro entre pesquisadores de artes, professores, artistas e interessados na inserção das linguagens cênicas como teatro, dança e música, na escola, evidenciando as artes como campo de conhecimento significativo e importante, para aproximar o público, especialmente os educadores, em uma troca coletiva de experiências.

A realização do simpósio ocorre por meio de uma parceria entre as Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e da Educação. Um dos propósitos do evento é criar uma rede colaborativa para difusão da produção criativa no campo da cultura e da educação, privilegiando o ensino das artes, a mediação social, a inclusão e a diversidade.

A escolha do local para a receber o simpósio, o Centro de Vivência em Múltiplas Linguagens “Raimunda Assunção dos Santos” tem um significado especial. O espaço está localizado no Complexo Hospitalar do Juquery, que em 2018 completou 120 anos.

A cidade de Franco da Rocha é considerada pioneira entre as demais da região por ter professores especialistas em artes e reconhecer a importância do ensino das artes no processo de construção do conhecimento das crianças, valorizando o uso das técnicas artísticas no desenvolvimento linguístico, lógicos e emocionais, fundamentais para o desenvolvimento das pessoas.

Programação

A abertura do simpósio contará com uma apresentação musical dos alunos da Oficina de Canto e Coral, oferecida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Em seguida, o poeta André Arruda apresentará as histórias do projeto “Quem Conta um Conto Aumenta Franco”, iniciativa que retrata histórias de Franco da Rocha, por meio de relatos e memórias dos próprios moradores.

Com o tema “Corpo em movimento na escola”, a Profª Dra. Sônia Machado de Azevedo, preparadora de elenco, escritora, dramaturga e especialista em dança estilo laban, apresentará técnicas de teatro e dança voltadas para a área da educação.

Ministrando o debate “O canto que sai da sala de aula”, o seminário receberá ainda a Profª Dra. Sônia Goussinsky, pesquisadora, cantora, diretora teatral e especialista em canto, ópera e dicção para cantores.

Fechando o evento, haverá a apresentação do Profº Ms Sérgio Audi, diretor teatral, ator e diretor cinematográfico, ele é especialista em pedagogia do teatro e pesquisador na área do teatro e da educação, com o tema “Jogos Teatrais”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do link. O Espaço de Vivência em Múltiplas Linguagens “Raimunda Assunção dos Santos” fica Complexo Hospitalar do Juquery, localizado na Av. dos Coqueiros, s/n, no centro.

Anota na agenda

1º Simpósio de Artes e Educação
Data: 16/06 (sábado);
Horário: 8h30 às 13h30;
Local: Centro de Vivência em Múltiplas Linguagens “Raimunda Assunção dos Santos”;
Endereço: Av. dos Coqueiros, s/n, centro;
Entrada gratuita;

(Texto: Luana Nascimento - Arte: Dalmir Junior)