Página Inicial Notícia

CULTURA 12/06/2018 Curso Memória e História teve palestra de Walter Farias na Casa de Cultura Marielle Franco

Curso Memória e História teve palestra de Walter Farias na Casa de Cultura Marielle Franco

O ex-auxiliar de enfermagem Walter Farias e o jornalista Daniel Navarro Sonim estiveram nesta terça-feira (12), na Casa de Cultura Marielle Franco para ministrar palestra sobre a coleta de dados para a produção do livro “O Capa Branca”, onde Sonim conta como Walter passou de funcionário a paciente do hospital psiquiátrico Juquery.

O evento integrou o calendário do curso Memória e História, que acontece desde meados de abril e compõe o projeto Franco Memória. A partir do curso, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Franco da Rocha pretende formar memorialistas da cidade. Ou seja: a proposta é criar um grupo de entrevistadores aptos a captar as lembranças dos munícipes, considerando os aspectos atuais e antigos da vida em Franco,

Veja fotos da palestra

O curso Memória e História, ministrado pelo sociólogo Edilson Teles, mestrando em antropologia na USP segue até o final de junho. Nos encontros, os participantes discutem as relações entre história e memória, os caminhos pelos quais elas são construídas em diferentes grupos, e como seria possível pensar em outras abordagens.

Coleta de dados

A palestra desta terça-feira foi, na opinião do próprio Walter, diferente das demais que ele e o jornalista Daniel costumam ministrar em variadas localidades em todo o Brasil. Tanto o ex-funcionário do Juquery quanto o jornalista explicaram de que forma as memórias de Walter, preservadas em manuscritos, viraram o livro “O Capa Branca”. Entre tomar conhecimento da história do funcionário que virou paciente do hospital, até o livro chegar as bancas, foram longos anos de muito trabalho e expectativa, segundo o jornalista Daniel.


Na próxima terça-feira (19), o cineasta Diego Hernandez também vai falar do hospital Juquery. Como trabalho de conclusão de curso (TCC) de Comunicação Social – Rádio e TV da Universidade Anhembi Morumbi, Diego apresentou o documentário “Juquery, hospital ciência e ternura”. Na ocasião de sua apresentação, o cineasta vai expor a forma como reuniu as informações para seu documentário.

O encontro vai acontecer na Casa de Cultura Marielle Franco, às 10h.

Anote na agenda

Curso: Memória e história: técnicas de pesquisas para produção de acervo cultural
Data e horário: terça-feira (19de junho), das 10h às 12h;
Local: Casa de Cultura Marielle Franco;
Endereço: Rua Dona Amália Sestini, 85, centro de Franco da Rocha.

(Texto e foto: Adriana Carvalho)