CULTURA 09/08/2018 Mantendo a tradição, romeiros de Franco da Rocha fazem peregrinação à Pirapora do Bom Jesus

A romaria rumo ao município de Pirapora do Bom Jesus aconteceu no domingo (4), pela manhã. Fé e tradição superaram o tempo frio e cerca de 1.000 pessoas compareceram às 7h, no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais para a concentração e saída para a cidade religiosa.

Para esquentar o público o Coral da Cultura, formado pelos alunos da oficina de canto e coral da prefeitura, se apresentou e emocionou o público presente no parque.

Preparados para a peregrinação, crianças e adultos, charreteiros, cavaleiros e ciclistas seguiram para prestigiar a 75ª edição da romaria. Destaque entre os fiéis, as princesas e a rainha da Associação dos Romeiros seguiam acenando para quem assistia a procissão. Mais à frente, Zé Ribeiro, presidente da associação saudava os presentes e passava orientações do percurso de aproximadamente 50 km.

Marcos Guerra, diretor de eventos da Associação dos Romeiros afirmou que um dos momentos mais bonitos da celebração foi a recepção dos moradores da cidade de Pirapora aos visitantes. “Assim como em outras edições, Franco da Rocha foi muito bem recebida e contemplada durante a festa. A Romaria é uma das maiores tradições da cidade. Todos os anos nós encontramos grandes amigos para celebrar conosco”, conta.

A chegada a Pirapora do Bom Jesus ocorreu por volta das 16h e os romeiros foram recebidos pelo padre da igreja matriz da cidade. Depois de rezar a missa, os presentes puderam confraternizar e conhecer peregrinos de diferentes cidades.

Encerrando a participação no evento, a Orquestra de Viola Caipira de Franco tocou para os peregrinos. Fábio Miranda, professor da oficina de viola caipira apresentou os músicos para e canções como Menino da Porteira, Canoeira e Romaria emocionaram a todos.

(Texto: Luana Nascimento - Foto: Dalmir Junior)