Página Inicial Notícia

CULTURA 11/09/2018 Franco da Rocha abre inscrições para curso de proteção ao patrimônio material

Franco da Rocha abre inscrições para curso de proteção ao patrimônio material

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer vai oferecer o curso de introdução à proteção do patrimônio material e ao restauro de edifícios históricos.

As aulas vão acontecer nos dias 27, 28 e 29 de setembro, entre 9h e 17h, na Casa de Cultura Marielle Franco, que fica na Rua Dona Amália Sestini, 85 – Centro. Serão disponibilizadas 15 vagas e o público alvo é formado por estudantes ou recém-formados nas áreas de arquitetura, museologia, artes visuais, educação, gestão pública ou cultural.

O curso tem carga horária de 24h/aula e será ministrado pelo especialista em patrimônio, o arquiteto Paolo Pizzolato, que trabalhou no Núcleo de Acervos do Juquery. Na ocasião, Pizzolato ajudou a elaborar o Plano Diretor da instituição, que direciona a ocupação do Complexo Hospitalar do Juquery para a educação e cultura.

As inscrições podem ser feitas neste link

Caso a procura seja maior do que o número de vagas, a Secretaria de Cultura vai selecionar os participantes de acordo com a formação e área de atuação. Haverá confirmação da inscrição.

As formações integram o rol de ações previstas no convênio firmado em 2016 entre a Prefeitura de Franco da Rocha e a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, por meio do Fundo de Interesses Difusos (FID). A liberação de verba visa a recuperação, restauração e modernização do Museu Osório Cesar, no Complexo Hospitalar do Juquery.

Segundo a assessora de projetos da Secretaria de Cultura, Tassia Toffoli Nunes, o objetivo do curso é oferecer aos alunos o primeiro contato com os temas da educação patrimonial e proteção ao patrimônio histórico edificado. “O evento visa também abrir novas possibilidades de atuação profissional”, esclareceu Tassia.

Os participantes que assistirem todas as sessões do curso vão receber certificado (curso livre).

Este é o terceiro curso de formação oferecido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer desde que o convênio com o Governo do Estado entrou em vigor. Os dois primeiros eventos aconteceram em dezembro de 2017 e julho/agosto de 2018:

- Introdução ao restauro de obras de arte em papel
- Práticas Curatoriais

Serviço:

Curso de introdução à proteção do patrimônio material e ao restauro de edifícios históricos
Data: 27, 28 e 29 de setembro
Inscrições neste link
15 vagas - público-alvo: estudantes ou recém-formados nas áreas de arquitetura, museologia, artes visuais, educação, gestão pública ou cultural

(Texto: Adriana Carvalho – Arte: Dalmir Júnior)