Página Inicial Notícia

CULTURA 11/09/2018 Festival Soy Loco Por Ti Juquery começa na próxima sexta-feira (14)

Festival Soy Loco Por Ti Juquery começa na próxima sexta-feira (14)

O Festival Soy Loco por Ti Juquery começa nesta sexta-feira (14) e promete ocupar parte do Complexo Hospitalar do Juquery. Serão três dias de programação artística multiplataforma que apresentará ao público diferentes atrações, como oficinas de criação, performances musicais, ateliê de artes, exposições, além de exibições de cinema e teatro.

Algumas atividades requerem inscrições prévias para participação. Clique aqui para se inscrever.

Soy Loco Por Ti Juquery é um evento idealizado para comemorar os 120 anos do Complexo Hospitalar do Juquery. Criado pela Trapézio Produções Culturais, o festival é organizado pela prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebendo ainda o apoio do Complexo.

No mês de agosto a organização do festival selecionou diferentes propostas de arte relacionadas ao complexo para realização de uma residência artística com profissionais da área. Durante dez dias, cinco artistas tiveram o Juquery como casa. A proposta da residência era possibilitar um encontro entre diferentes olhares, linguagens e trajetórias artísticas, reafirmando o Juquery como um espaço a ser ocupado pela arte. Os trabalhos feitos por eles durante o evento também farão parte da programação do festival.

Confira a programação completa:

➔ 14 de setembro (sexta-feira)

Roda de conversa: Ocupando o Juquery
Horário: 14h15
Local: Jardim A
Atividade: Roda de conversa com convidados especiais sobre os planos futuros para o uso do espaço do Juquery
Classificação: Livre

Oficina: Criação de Adereços Botânicos
Horário: 16h
Local: Galeria A
Atividade: Atividade com Marilia Vasconcellos, integrante da residência artística do festival. Após um passeio pelo Complexo Hospitalar Juquery, os participantes serão convidados a criar os seus próprios adereços botânicos com as plantas e folhas encontradas no caminho. Todos os adereços poderão ser levados para casa por seus criadores.
Classificação: 16 anos
Clique aqui para realizar a inscrição.

Clownrinetas
Horário: 16h
Local: Jardim A
Atividade: O duo composto por Diogo Maia Santos e Daniel Oliveira une performance musical, teatro e clown. O repertório explora a diversidade das técnicas, timbres e jeitos de tocar o clarinete e busca aproximar o público da música contemporânea. Espetáculo inédito desenvolvido especialmente para o festival.
Classificação: Livre

Performance – Aural Genesis Live Machina
Horário: 18h
Local: Auditório Carolina Borsachi
Atividade: Dividida em quatro quadrantes temporais e movimentos intermidiáticos, a poética da performance é inspirada no relógio construído em 1889 no Complexo Hospitalar e parte de sutis mudanças simultâneas e alternadas nos ciclos da memória e dos sistemas científicos de interpretação da mente.
Classificação: 16 anos

Cinema – Calma
Horário: 18h
Local: Complexo Hospitalar
Sinopse: Uma mulher tem o seu apartamento invadido, mas não sabe por quem. Aos vizinhos, cabe a dúvida se devem ou não ajudá-la.
Classificação: 14 anos

Cinema – Madrigal para um poeta vivo
Horário: 18h30
Local: Complexo Hospitalar
Sinopse: Homenagem ao escritor paulista Francisco Pinto de Campos Neto, o Tico. O filme apresenta seu modo potente de ver a vida.
Classificação: 12 anos

➔ 15 de setembro (sábado)

Travessia por Grupo Caixa de Imagens
Horário: 14h
Local: Relógio
Atividade: Espetáculo com dois andarilhos e Gilda. Na delicadeza de melodias executadas ao vivo, Gilda, uma boneca de aproximadamente 10 cm, tem como cenário o vestido de quem a manipula e pretende dar a cada espectador a sua respectiva flor.
Classificação: Livre

1976 por Lorena Lobato
Horário: 14h30
Local: Auditório Carolina Borsachi
Atividade: Intervenção teatral que reúne diferentes perfis de mulheres, em comum elas têm apenas o ano de nascimento: 1976. A apresentação propõe um processo de pesquisa de interpretação na linguagem do depoimento e de dramaturgia.
Classificação: 12 anos

Slam da Roça
Horário: 15h30
Local: Jardim A
Atividade: Slams ou Poetry Slams são encontros de poesia falada (spoken word) e performática, geralmente em forma de competição, onde um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público presente dá nota aos poetas que se apresentarão no dia. O Slam da Roça é um espaço de resistência e celebração poética, onde a palavra reina com soberania absoluta.
Classificação: Livre

Ateliê: feitura de Laudas por Gabriela Serfaty
Horário: 15h
Local: Refeitório
Atividade: A atividade trabalha todos os sentidos, criando um espaço que proporcione uma experiência artístico-clínica por meio da construção coletiva de Laudas. Inspirada na obra da poetisa Stela do Patrocínio, a artista convida mulheres, interessados e simpatizantes ao exercício de compartilhar suas histórias e ativar a potência de criação sobre narrativas próprias e também coletivas no que tange a experiências com a loucura.
Classificação: 16 anos
Clique aqui para realizar a inscrição.

Página Aberta, por Grupo Caixa de Imagens
Horário: 16h
Local: Galeria A
Atividade: Roda de conversa onde os espectadores são convidados a sentar, escolher uma das “páginas abertas” que compõe a cenografia e colocar um fone de ouvido para escutá-la. Essa “página aberta” escolhida será narrada através de uma leitura encenada ao vivo por dois atores, cada qual com seu microfone e instrumentos musicais.
Classificação: Livre

Música – Os Massonettos
Horário: 17h
Local: Jardim A
Atividade: Duo de compositores, Ricardo e Mariana Massonetto, que apresenta canções autorais com fortes traços da MPB e suas influências folclóricas. O casal traz composições com clima de montanha – causos, desabafos, desafios, medo, otimismo e amor.
Classificação: Livre

Cinema – Bicho de Sete Cabeças
Horário: 18h
Local: Complexo Hospitalar
Sinopse: Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas. Parte das filmagens foram feitas no Complexo Hospitalar Juquery.
Classificação: 14 anos

Performance: Um corpo para vestir, o pó para atravessar e transcendências para iluminar
Horário: 19h30
Local: Complexo Hospitalar
Atividade: Performance de Edmar Almeida, criada durante a Residência Artística do Festival Soy Loco Por Ti Juquery.

➔ 16 de setembro (domingo)

Intervenção interativa “Cadáver Delicado” com Leonardo Chagas
Horário: 14h30
Local: Jardim A
Atividade: A intervenção consiste em um jogo, criado com o objetivo de explorar o caráter criativo proveniente do automatismo dos versos e das linhas. O público é convidado a participar de uma atividade de escrita coletiva conhecida como "cadáver delicado", onde cada participante escreve um verso e passa o texto adiante sem que o próximo o possa ler.
Classificação: Livre
Clique aqui para realizar a inscrição.

Roda de conversa: Um papo com os artistas residentes
Horário: 15h
Local: Refeitório
Atividade: Conversa com os artistas da Residência Artística do Festival, Cristiane Proença, Edmar Almeida, Isabel Bei, Marcelo Bressanin e Marilia Vasconcellos.
Classificação: Livre

Juquery: Memórias de quase vidas
Horário: 16h
Local: Auditório Carolina Borsachi
Atividade: A história do Juquery contada de forma linda pelos artistas da Associação Cultural Conpoema e Teatro Girandolá. As narrativas contadas foram inspiradas pelo convívio com os internos remanescentes em visitas, oficinas e saraus propostos pelo grupo, leituras de prontuários, conversas com funcionários do local, além de pesquisas teóricas
Classificação: 16 anos

Embatucadores
Horário: 17h
Local: Jardim
Atividade: O arte-educador Rafael Rip, idealizou e formatou, na mesma escola, o curso de iniciação musical, usando materiais reutilizáveis, com ênfase em percussão corporal, valorizando a transversalidade de saberes aliando ainda teatro e dança.
Classificação: Livre

Cinema – Estamos Juntos
Horário: 18h30
Local: Complexo Hospitalar
Sinopse: Leandra Leal vive Carmem, uma jovem médica vinda de uma pequena cidade do interior para viver sozinha em São Paulo. Seu melhor amigo, Murilo (Cauã Reymond), é homossexual e trabalha como DJ. Um dia ele conhece Juan (Nazareno Casero), músico argentino por quem se apaixona. O grupo acaba unido por um triângulo amoroso, porém, uma mudança inesperada transformará as vidas desses amigos.
Classificação: 14 anos

(Texto: Luana Nascimento – Arte: Organização do Festival)