Página Inicial Notícia

CULTURA 26/09/2018 De volta à cidade, BiblioSesc apresenta a intervenção artística "Trilhando em Versos"

De volta à cidade, BiblioSesc apresenta a intervenção artística

Com o cotidiano das pessoas cada vez mais agitado fica difícil separar um momento para relaxar, ler um livro ou ouvir uma bela poesia. Pensando nisso, a BiblioSesc, biblioteca itinerante do Serviço Social do Comércio, estacionou novamente em Franco da Rocha, trazendo consigo a intervenção artística Trilhando em Versos.

O caminhão-biblioteca esteve na última terça-feira (25), das 10h às 15h30, na praça em frente a EMEB Roberto Meconi, ao lado da estação de trem da CPTM, para que todos pudessem ter acesso ao acervo.

À tarde, as idealizadoras do projeto Trilhando em Versos, Juliana Offenbecker e Priscila Harder, saíram pela cidade carregando uma lamparina cheia de papeizinhos com poemas de grandes autores nacionais. Ao som de melodias tocadas em um acordeon, as duas atrizes despertavam a curiosidade das pessoas.


Quem passava pelo centro retirava um papel e era agraciado com a leitura dos versos feita por Juliana. O encantamento e a surpresa fizeram parte dessa intervenção, de maneira intimista e personalizada, a atividade levou pequenos instantes poéticos para o dia a dia dos franco-rochenses. Os poemas escolhidos também poderiam ser levados para casa, como um presente do projeto.

De dentro da lamparina saíram versos Tatiana Belinki, Mario Quintana, Pedro Bandeira, Manoel de Barros, Cecília Meireles e José Paulo Paes.


Trilhando em Versos

É um projeto criado pela Cia Conto em Cantos, que leva teatro, música, contação de histórias, oficinas e intervenções artísticas para públicos de todas as idades.

Fundado em 2005 pelas atrizes e contadoras de histórias Juliana Offenbecker e Priscila Harder, o grupo trabalha com pesquisas em linguagem cênica e com a narrativa em suas diversas possibilidades e mesclas. Música, ritmos, canções, recursos sonoros e objetos que estimulam a imaginação também estão presentes no trabalho do grupo.


BiblioSesc

O BiblioSesc um projeto de incentivo à leitura que oferece gratuitamente empréstimo e consulta de livros, jornais e revistas.

A iniciativa consiste em uma biblioteca itinerante, e para isso possui uma unidade móvel instalada em um caminhão-baú com acervo de mais de 4000 livos destinados a crianças, jovens e adultos. Romances, poesia, contos, crônicas, biografias, HQs, ensaios, ficção científica, infantil, aventura, além de jornais e revistas estão disponíveis para empréstimo gratuito.


Para retirar um exemplar, basta comparecer a BiblioSesc com documento de identidade e comprovante de residência. O tempo do empréstimo é de quinze dias, podendo ser renovado por igual período.

A próxima visita do caminhão será no dia 9 de outubro.

(Texto e fotos: Luana Nascimento)