Página Inicial Notícia

SAÚDE 07/11/2018 Novembro Azul terá futebol de salão e ações de saúde no parque municipal

Novembro Azul terá futebol de salão e ações de saúde no parque municipal

Profissionais da Saúde e do Esportes de Franco da Rocha estarão reunidos no parque municipal Benedito Bueno de Morais no sábado (10), no Festival Novembro Azul. A iniciativa das duas secretarias tem por objetivo promover ações de saúde do homem neste mês, quando são desenvolvidas no mundo todo, atividades que buscam conscientizar o público masculino sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Na ocasião, vão acontecer diversos jogos de futebol de salão e, entre uma partida e outra, haverá rodas de conversa com enfermeiros que vão orientar sobre a saúde dos homens. A Secretaria de Saúde também vai disponibilizar teste rápido, que detecta doenças sexualmente transmissíveis (Sífilis, HIV e Hepatite B); equipamentos para verificação de pressão arterial; vacinação contra febre amarela e distribuição de material informativo. As ações vão acontecer no mesmo horários dos jogos, que começam às 8h10 e terminam às 16h.

Durante todo o mês de novembro, além dos serviços já oferecidos à população em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) - vacinação, testes rápidos e outros - as salas de espera das UBSs de Franco estão disponíveis para rodas de conversa, discussões sobre a saúde do homem e também orientações e esclarecimento de dúvidas.

Movimento

O movimento internacional que visa a conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde masculina, conhecido como Novembro Azul e Movember, surgiu há 15 anos (2003), na Austrália. Na época, um grupo de cerca de 30 homens deixou o bigode crescer - apesar de fora de moda - para atrair a atenção para a saúde masculina. Nasceu então a Movember Fundation, organização sem fins lucrativos que arrecada fundos para pesquisas e auxílio ao tratamento do câncer de próstata e outras doenças que atingem o público masculino.

No decorrer dos anos, a campanha recebeu muitos adeptos até se tornar mundial. Atualmente são mais de 20 países que desenvolvem ações que buscam especialmente alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Doença

O câncer de próstata é o tipo de câncer que mais afeta e o segundo mais mortal entre os homens em todo o mundo. A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, à frente do reto sendo ela a responsável pela produção de até 70% do sêmen e, portanto, fundamental para a fertilidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que 1 a cada 6 homens vão sofrer com o problema. A cada 7,6 minutos um caso é diagnosticado no mundo e, a cada 40 minutos, há uma morte ocasionada por câncer de próstata. A maior parte dos casos acontece em homens com mais de 65 anos.

Os exames preventivos que detectam o câncer de próstata devem acontecer a partir de 45 anos, especialmente quando existem fatores de risco, que são: histórico familiar (pai, irmão e tios com a doença); negros sofrem maior incidência e obesos em geral têm mais câncer de próstata.

Sintomas

Inicialmente o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando aparecem sinais, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura da doença. Nesta fase, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

(Texto: Adriana Carvalho - Arte: Dalmir Junior)
*Com informações do Ministério da Saúde; Organização Mundial da Saúde e Sociedade Brasileira de Urologia