Página Inicial Notícia

CULTURA 11/01/2019 Férias no Parque: oficinas e contação de histórias marcaram primeira semana do programa

Férias no Parque: oficinas e contação de histórias marcaram primeira semana do programa

Na quinta-feira, (10), crianças e adolescentes participaram de eventos no parque municipal Benedito Bueno de Morais dentro do programa Férias no Parque. Foram três diferentes atividades: as oficinas culturais Poesia no Cartão e Itinerários para Montar e Desmontar e contação de história no tema Damas Guerreiras.

Poesia no Cartão

Ensinar para crianças, todo o magnetismo de um cartão postal. Este foi o objetivo da oficina cultural Poesia no Cartão. Antes de iniciar a elaboração do cartão, a oficineira Fafi Prado promoveu uma viagem ao tempo para explicar para as crianças o que é um ‘cartão postal’ e de que forma ele chegava às mãos do destinatário.

“Era prática comum quando as pessoas viajavam, enviar um postal da localidade visitada para amigos e parentes”, lembrou Fafi. “Aquela lembrança chegava às mãos de quem os recebia pelo carteiro”, continuou.

Fafi também comentou que nos dias atuais, o cartão postal praticamente caiu em desuso devido às facilidades proporcionadas pela internet. “Hoje as pessoas fotografam uma cena e enviam pelo whatsapp”, disse.

O cartão postal nada mais é que um pedaço de cartolina que contém uma fotografia ou um desenho em um dos lados e, do outro lado, está o espaço para a pessoa escrever, incluindo o endereço quando é para ser enviado via Correios.

Na oficina do Férias no Parque, Fafi orientou as crianças para que elas transformassem o pensamento em poesia e transportassem para o papel. Na confecção do trabalho, a orientadora disponibilizou papéis coloridos, cola, canetas e pequenos adereços. Cada criança pode levar o próprio cartão como recordação e como forma de manter a prática transferir idéias para o papel.

Itinerários para Montar e Desmontar

As orientadoras Clarissa e Mirela convidaram as crianças que passavam pelo parque para participar de uma nova brincadeira chamada de “Itinerários para Montar e Desmontar”. A atividade consiste em construir cabaninhas, casinhas e outros objetos utilizando apenas bastões de plástico e diferentes tipos de tecidos.

A brincadeira é baseada nos famosos parangolés, criação de Hélio Oiticica, pintor, escultor e performático brasileiro. Os parangolés são tendas, estandartes, bandeiras e capas de vestir que fundem elementos como cor, dança, poesia e música e podem ser construídos por meio de manifestações culturais coletivas. O primeiro parangolé criado por Oiticica nasceu de sua experiência como colaborador da escola de samba mangueira, na década de 60.

No parque, enquanto brincavam as crianças ouviam histórias contadas pelas orientadoras e confeccionavam os elementos que elas apresentavam durante a narrativa.

Contação de Histórias

A contadora de histórias Isis Madi e a cantora e compositora Larissa Finocchiaro apresentaram narrativa de mulheres que desafiaram as tradições e enfrentaram guerras para reencontrar seu lugar no mundo. Na apresentação no parque, a história da Donzela Guerreira, mito recontado em muitas culturas, da menina que se disfarça de homem para lutar na guerra no lugar do pai, chamou a atenção da plateia.

Confira a programação do Férias no Parque, que segue até 27 de janeiro

Sábado | 12 de janeiro
10h às 18h - BIGTOY, o maior brinquedo inflável da América Latina
19h – Espetáculo das Princesas
Teatro: Histórias Mal Ditas | 1ª sessão às 18h30 e 2ª sessão às 21h | no Espaço Multivivências
20h – Noite congelante com o espetáculo Frozen

Domingo | 13 de janeiro
10h às 18h – BIGTOY, o maior brinquedo inflável da América Latina
19h – Espetáculo dos Heróis
20h – Chegada dos Robôs

Terça-Feira | 15 de janeiro
15h – Oficina de cartografia coletiva
17h – Oficina de Arte Postal
19h – Contações de História: Damas Guerreiras

Quinta-Feira | 17 de janeiro
15h – Oficina de Pintura em Tecido
17h – Contação de História: Damas Guerreiras

Sábado | 19 de janeiro
15h – Oficina de Pintura em Tecido
17h – Apresentação Street Dance
Teatro: Histórias Mal Ditas | 1ª sessão às 18h30 e a 2ª sessão às 21h | Espaço Multivivências no Complexo Hospitalar do Juquery

Domingo | 20 de janeiro
15h – Oficina de Estamparia Artesanal
17h – Contação de História: Pamalê

Quarta-Feira | 23 de janeiro
15h – Oficina: Desenho Na ponta do Lápis
17h – Contação de História: As Sombras das Árvores

Quinta-Feira | 24 de janeiro
14h – Oficina Quadrinhos para Brincar
16h – Oficina Itinerários Para Montar e Desmontar
18h – Contações de Historia: Contos Populares do Brasil

Sábado | 26 de Janeiro
Teatro: Histórias Mal Ditas | 1ª sessão às 18h30 e a 2º sessão às 21h | no Espaço Multivivências no Complexo Hospitalar do Juquery

Domingo | 27 de janeiro
8h – Yoga no Parque
16h – Apresentação Break, Dança de Rua
18h – Contação de História: Contos Populares do Brasil