Página Inicial Notícia

CULTURA 07/02/2019 ProAC: Participe da oficina de elaboração de projetos para o edital de fomento à cultura do município

ProAC: Participe da oficina de elaboração de projetos para o edital de fomento à cultura do município

A ultima oficina para divulgação e elaboração de projetos para o edital do Programa de Ação Cultural (ProAC Municípios) será realizado na próxima quarta-feira (13), às 19h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá.

A atividade é realizada pela prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos. Não é necessário realizar inscrição.

Durante a evento, os participantes contarão quais são suas ideias para criação dos projetos e discutirão coletivamente as melhores maneiras de apresentá-las. A oficina terá o formato de uma consultoria coletiva de projetos com a orientação da gestora e produtora cultural, Ana Mesquita.

Este é o terceiro e último encontro realizado pela Secretaria de Cultura para divulgação e auxílio na elaboração dos projetos para o edital. Nas edições anteriores os participantes tiveram a oportunidade de aprender conceitos teóricos para construção e concepção dos projetos e neste último, poderão exercitar o conteúdo assimilado.

O ProAC Municípios, tem como objetivo selecionar 10 projetos culturais da região do Consórcio Intermunicipal da Bacia do Rio Juquery (CIMBAJU), que inclui além de Franco da Rocha, Caieiras, Cajamar, Francisco Morato e Mairiporã, para serem realizados em Franco da Rocha neste ano, em todas as áreas e segmentos artísticos, criativos e de preservação do patrimônio material e imaterial.

Lançado em dezembro do ano passado, o edital de Fomento à Cultura de Franco da Rocha pode ser acessado neste link, pela página do Mapa da Cultura de Franco da Rocha, por onde também serão feitas as inscrições.

O que é PROAC?

O Programa de Ação Cultural é um concurso público que tem por objetivo selecionar 10 projetos culturais de caráter privado e independente relativos à criação, circulação, difusão e/ou formação artística e cultural, a serem executados nos municípios. As propostas vencedoras receberão R$ 25 mil cada, para desenvolver as atividades.

De forma ampla, o Estado pretende mapear, reconhecer e fomentar a produção cultural regional; promover a transparência e democratização dos recursos públicos destinados a projetos culturais, além de ampliar a oferta de bens e serviços culturais aos habitantes das cidades selecionadas.

Quem pode apresentar e que tipo de projeto será aceito?

Cada pessoa física ou jurídica poderá apresentar uma proposta à Secretaria Municipal de Cultura. Para tanto, obrigatoriamente o proponente deverá residir em Franco da Rocha ou na região do CIMBAJU.

Conforme descrição específica, os projetos podem ser nas seguintes áreas:

Música; artes visuais; artes plásticas; audiovisual; performance; teatro, dança; moda; circo; hip hop; shows; festivais; saraus; literatura; poesia; artesanato; culturas tradicionais; culturas populares; interlinguagens; cultura digital; comunicação; cultura LGBT; patrimônio material e imaterial; formação e profissionalização para gestão e mediação cultural; processos que incluam o conceito de cultura na sua dimensão antropológica, como modos de vida e consolidação de identidades; economia solidária e criativa.

(Texto: Luana Nascimento - Arte: Dalmir Junior)