SAÚDE 13/05/2019 Equipes de saúde realizam o 3º mutirão de combate à dengue em 2019

Equipes de saúde realizam o 3º mutirão de combate à dengue em 2019

A secretaria de saúde, por meio da vigilância sanitária, realizou no dia 27 de abril o 3º mutirão de combate ao Aedes aegypti, que aconteceu no bairro Parque Vitória. Em Franco da Rocha as ações de combate à dengue estão sendo realizadas desde fevereiro.

O setor de zoonoses junto com os agentes comunitários de saúde percorreram as ruas do bairro vistoriando 1484 residências. Ao todo, participaram da ação 67 servidores (agentes comunitário de saúde e agentes de vetores), que orientaram os munícipes quanto aos ambientes e materiais que favorecem a proliferação do mosquito como vasos de planta, ralos, calhas, baldes, tonéis e as caixas d'água que foram devidamente cobertas.

Além de todos os procedimentos feitos, os agentes passaram instruções para que as famílias possam identificar os primeiros sintomas das doenças transmitidas pelos vetores da dengue.

É importante ressaltar que o núcleo de zoonoses do município orienta e pede que os moradores recebam os agentes. Esses profissionais estão sempre uniformizados com camiseta, boné e crachá da prefeitura e são treinadas para auxiliarem na orientação, eliminação de criadouros e de possíveis focos que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia.

As ações são contínuas e serão realizadas durante todo o ano. Os mutirões serão realizados em pontos específicos da região, sempre aos sábados e os profissionais da prefeitura farão vistorias e combate ao Aedes aegypti.

(Texto: Gabriela Saça - Foto: Equipe Zoonoses)