ESPORTE E LAZER 13/05/2019 Franco da Rocha participa da 23º edição dos Jogos Regionais do Idoso e conquista 3º lugar no atletismo

Em sua melhor fase, os atletas da terceira idade do município, com o apoio da prefeitura e da Secretaria de Esporte, marcaram presença nos Jogos Regionais 2019 (Jori). O evento, sediado em São Sebastião, foi realizado entre os dias 30 de abril e 5 de maio e contou com a participação de mais de 50 atletas da cidade.

O campeonato é organizado desde a década de 1990 pela Secretaria de Esporte do estado de São Paulo, e tem como objetivo promover a saúde, o bem-estar e o convívio social dos idosos, por meio de atividades esportivas que ajudem a incluir e valorizar a terceira idade.

O evento

Os esportistas franco-rochenses participaram de 10 das 14 modalidades do Jori, e se destacaram conquistando o 5º lugar no jogo de damas, e no dominó, categoria feminina, ficando com o 4º lugar. Mas o grande destaque ficou a cargo do corredor Maximino Alves de Oliveira Filho, que conquistou o 3º lugar na corrida de 800 metros.

A equipe técnica contou com cinco professores e uma enfermeira para dar todo o suporte necessário aos competidores que durante os jogos não sofreram nenhum tipo de lesão.

A professora Daniela Garcia, que acompanhou toda a preparação de cada um, falou da importância do esporte na vida desses atletas. “O esporte para eles hoje é fundamental, devido à qualidade de vida que isso proporciona e reflete de forma positiva na saúde deles”.

Em sua segunda vez na competição, dona Luiza Aparecida, de 72 anos, participou da coreografia, dança e dominó, modalidade na qual conquistou a 4º colocação. Muito entusiasmada, ela contou sobre a experiência que viveu e pessoas que conheceu no evento. “A gente não ganhou medalha, mas valeu pela competição, que aliás foi muito boa. Eu conheci muita gente e troquei telefone com as meninas de outras cidades”.

Os jogos estão sendo sediados por regiões esportivas, e funcionam como um classificatório para os Jogos Abertos do Idoso (Final Estadual de 2019), que acontecerá do dia 12 a 17 de novembro em Jundiaí.

(Texto: Danielle Magalhães – Foto: Equipe Esporte)