SAÚDE 15/05/2019 Dia Nacional da Luta Antimanicomial será marcado por atividades artísticas e esportivas no parque municipal

No mês de maio é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, e a prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde, Cultura e Esportes e Lazer, em parceria com o setor de saúde mental dos municípios de Mairiporã e Caieiras, oferece à população da região uma programação especial com atividades que incentivam a interação social das pessoas que recebem atendimento psicossocial.

O evento será realizado no dia 17 de maio, das 9h às 12h, no parque municipal Benedito Bueno de Morais.

O movimento antimanicomial é caracterizado pela busca pelos direitos das pessoas com transtorno mental, posicionando-se contra o entendimento de que elas devem ser isoladas para supostos tratamentos.

Historicamente, o dia 18 de maio marca o encontro dos trabalhadores da saúde mental, ocorrido em 1987 na cidade de Bauru e que resultou em reformulação do modelo de atenção à saúde mental, transferindo o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar para uma rede de atenção psicossocial.

Para os trabalhadores da saúde mental é de vital importância fortalecer os vínculos familiares e sociais e entender que essas pessoas não precisam abrir mão do seu lugar na sociedade para receber os cuidados e tratamentos necessários.

O evento começará às 9h com um café coletivo, seguido pela seguinte programação:

- Apresentação da roda de capoeira do Centro de Convivência e CAPS II;
- Apresentação de sambas-enredo e uma roda de coco (dança típica do nordeste), apresentada por uma equipe de Mairiporã;
- Estação de xilogravura e estamparia;
- Aula aberta de circo;
- Apresentação de musical;
- Bloco da Casa Velha;
- Jogos teatrais;
- Estação de alongamento;
- Treinamento funcional;
- Caminhada final.

As atividades não necessitam de inscrição prévia, por isso, participe e ajude a fortalecer a luta pela causa que precisa do apoio de todos. O parque municipal fica localizado na rua Nelson Rodrigues, s/n – centro de Franco da Rocha.

(Texto: Danielle Magalhães – Arte: Dalmir Junior)