Página Inicial Notícia

MAIO AMARELO 20/05/2019 No mês que reforça a importância da prevenção aos acidentes de trânsito, prefeitura realiza ação para fiscalizar vans escolares

No mês que reforça a importância da prevenção aos acidentes de trânsito, prefeitura realiza ação para fiscalizar vans escolares

Maio é o mês da mobilização para diminuir os altos índices de mortes no trânsito e para chamar a atenção dos franco-rochenses para o tema, as equipes da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana realizaram na última sexta-feira (10), uma ação de fiscalização de vans escolares no bairro da Vila Bela.

Estacionados na Av. Israel, via de grande movimentação de veículos, especialmente no horário de entrada e saída dos alunos de escolas da região, as viaturas do trânsito atuaram com 10 agentes. O objetivo da vistoria foi o de garantir a segurança e a integridade das crianças que utilizam o transporte escolar particular na cidade.

Durante a abordagem os agentes verificaram itens como identificação visual obrigatória das vans, credenciamento nos órgãos da prefeitura e no Detran, vistoria (que deve ser feita a cada seis meses), documentação do veículo e do condutor, capacidade máxima de crianças transportadas, além da autorização da prefeitura.

O diretor de transporte, Maxwell Ibiapina, acompanhou a ação e falou sobre a importância do trabalho realizado pelos agentes. “É de suma importância que a prefeitura fiscalize todos os transportes. Nossas crianças, bem como todos os cidadãos, merecem um transporte de qualidade, que acompanhe todo o processo de desenvolvimento pelo qual nosso município vem passando”, afirmou.

O processo de fiscalização segue o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que estabelece as condições mínimas de segurança para o transporte de passageiros com idade inferior a dez anos em automóveis.


Os agentes de transporte aproveitaram a ação para entregar panfletos de orientação da campanha Maio Amarelo para todos os motoristas que passavam pela Av. Israel.

Maxwell reitera que a prefeitura pretende fazer novas campanhas de conscientização. “Nosso objetivo é que, tanto motoristas, quanto trabalhadores autônomos, sejam das vans escolares, táxi ou aplicativos, possam auxiliar nossa cidade a manter o trânsito cada vez mais seguro”, finalizou.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo foi criado em 2014, com a ideia de chamar a atenção da população para os altos índices de acidentes no trânsito.

Neste ano, o tema da campanha é “Me ouça”, e aborda a importância do comportamento seguro no trânsito a partir da reflexão das crianças sobre álcool e direção, uso de celular ao volante e outros comportamentos arriscados que acabam gerando acidentes.

O objetivo do movimento é realizar ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil para promover a conscientização de temas relacionados à segurança e a valorização da vida para que motoristas, pedestres e ciclistas entendam que o trânsito é feito por todos.

(Texto e fotos: Luana Nascimento)