Página Inicial Notícia

PARLAMENTO JOVEM 27/05/2019 Posse do 1º parlamento jovem aconteceu na Câmara Municipal

Posse do 1º parlamento jovem aconteceu na Câmara Municipal

“Declaro aberta a sessão dos membros do programa prefeito, vice-prefeito e vereador jovem de Franco da Rocha”, anunciou o presidente da Câmara, Alex Caixa, na abertura da cerimônia de posse do parlamento jovem, na tarde da última terça-feira (14), na câmara municipal.

Após cada membro honorário ser convidado a tomar os seus respectivos lugares no plenário, a cerimonialista chamou a cada um para fazer a leitura, assinar o termo de compromisso e de posse, prometendo cumprir com as obrigações, cooperar com o progresso e crescimento da cidade.

A primeira a ser chamada foi a prefeita Hortência Soares do Carmo, estudante do 3º ano do ensino médio da Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar, e em seus agradecimentos destacou a importância de ter uma figura feminina exercendo um cargo de tamanha influência na sociedade. “Eu fico muito feliz por ter sido nomeada como prefeita e espero que, mesmo meu cargo sendo honorário, as mulheres tomem mais consciência e se atentem ao meio político, porque a nossa presença de fato também é muito importante”.


A integrante do conselho municipal jovem, Shayene Lima, que esteve presente durante todo o tempo de adaptação dos alunos, disse estar honrada em fazer parte dessa história. “Foi um privilégio muito grande poder estar presente com adolescentes tão bem instruídos e dedicados, que já enviaram até seus primeiros projetos e propostas e foram capazes de enfatizar ainda mais a democracia e o direito de opinar”.

Um dos vereadores honorários mais novos do programa, Artur Berti, de 14 anos, já tem em mente projetos que visam a melhoria da segurança nas escolas e contou como estava satisfeito e contente pelo espaço criado no plenário para os jovens.“É sempre bom ter a oportunidade de opinar na política do nosso município, porque faz parte do nosso dia a dia”.



Ao final, o presidente da Câmara realizou a entrega simbólica da chave da cidade aos jovens eleitos, que marcaram o início de um novo episódio na história de Franco da Rocha.

O projeto

O programa é formado por 10 vereadores, um prefeito, um vice-prefeito e um presidente da Câmara, composto por estudantes do fundamental e ensino médio da rede pública e municipal de ensino.

Tem como objetivo despertar o interesse nas atividades desenvolvidas pelos poderes Executivo e Legislativo, assim como suas responsabilidades e atribuições, aproximando os jovens das decisões políticas municipais.

Os estudantes escolhidos para o mandato, participarão de um dia de atividades na prefeitura e na câmara municipal, acompanhando a rotina do prefeito e conhecendo toda a estrutura institucional do governo municipal, sendo aptos a votar em uma sessão de jovens vereadores.

Conheça os membros

Prefeita - Hortência Soares do Carmo (Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar)
Vice-Prefeito - João Victor Soares de Oliveira (E.E Prof. José Parada)
Presidente da Câmara - Cléber Marques Caetano Jr. (E.E Luiz Alexandre)

Vereadores (as)

Abdo de Sá Meirelles (E.E Profª Kátia Maria)
Ana Clara Cossignani Tutume (E.E Profª Rituco Mitani)
Artur Berti da Silva (E.E Azevedo Soares)
Crislayne Christine Lopes da Silva (E.E Adail Jarbas Duclos)
Lívia Drieli Sales Braga (E.E Azevedo Soares)
Monique Karoline da Silva Nascimento (E.E Paulo Duarte)
João Vitor da Silva Santos (E.E Profª Iraci Sartori)
Jean da Silva Santos (E.E Prof. Zilton Bicudo)
Vinícius Santos de Dona (E.E Luiz Alexandre)
Kemily Vitoria Pedro Fernandes) (E.E Profª Iraci Sartori)

(Texto e fotos: Danielle Magalhães)